03/07/08

all aboard? [quase post nº100]

Escrevi uma vez um poema, coisa única, a uma tia velha que se foi daqui com sacrifício. Pessoa que conheci sempre sem pretensão. Só que, certo dia, o meu pai pegou no computador e apagou-me os textos sem aviso. Foi como se mos arrancasse da carne.

Entretanto, eternidades volvidas, chegou-me o Samuel Beckett. «Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor». E deixou-me a pensar… Porque não? Porque não viver para se afastar cada vez mais do erro, em vez de ter por meta a excelência ridícula e desesperante da perfeição? Que tal a segurança de partir com o que já se tem – a tal falha – e trabalhar o mundo próprio a partir daí?

Gostava de saber repetir o poema… Não era grande coisa, não. Mas, em poucas palavras, dizia o que queria. Agora… Agora? Vou ter que falhar de novo. Talvez um pouco melhor.

5 comentários:

Jose Ruah disse...

Muitos parabens pelo seu Post 100.

A busca da perfeição em si mesmo é uma utopia. O que diz neste post é para mim a verdade. Por cada falha superada, por cada tentativa melhorada, se caminha para a "perfeição".

Escreva o poema, reescreva-o novamente, e outra vez.
No fim vai ter um livro de poemas, sem sequer se apreceber disso.

Continue a escrever, pois tem muitas coisas para dizer, e sabe dize-las.


PS: verifique se no seu blogue nao ficou algum rascunho por apagar é que a soma dos posts no frontespicio do seu blog dá 99 !!

calvinn disse...

Os meu paisempre me disseram para eu não ser perfeito. Não valia a pena. Agora percebo o seu erro.
Perfeicionismo é possivelmente a melhor das virtudes. PorquÊ? porque se fores ou tentares ser perfeito em tudo, pelo menos vais erras umas quantas vezes, vais aprender e acordar no outro dia um bocadinho mais sabio:)
Ja te disse alguma vez que gosto de te ler?

p.s. ser uma formiga e entrar á noite dentro dessa cabeça deve ser porreiro:)

sara disse...

obrigada aos dois, pelas palavras simpáticas :)

josé ruah,
tinha razão, havia ali um rascunho pendurado a falsear os resultados! Bem observado. Já emendei a mão.

calvinn,
percebo o que queres dizer com a ideia de que o perfeccionismo pode levar, de facto, a um aperfeiçoamento; o ponto de vista que quis mostrar foi o de que talvez sejamos mais felizes se nos concentrarmos no pouco e fraco daquilo que fazemos, tentando que ele seja cada vez menos mau, em vez de olharmos sempre lá para o cimo, em busca da luzinha do topo.

calvinn disse...

NAO ESCREVES AQUI NAD...escrevo eu...:)http://www.youtube.com/watch?v=cflkBQzVu04

Anónimo disse...

AA
100 é um numero o que interessa…é uma meta, não mais do que um objectivo.
Boa sorte para os próximos 100 Sul Americana…