08/10/07

no céu espelhado - III

Como muitos sabem, eu não como carne. Depois de vinte anos a revolver bolas secas de frango, de porco, de vitela, de pato, nas bochechas, decidi abandonar o hábito. E já não era sem tempo! O engraçado é que marujo que é marujo, marujo do mar, à séria, marujo que iça velas e respeita hierarquias, só gosta de carne. Parece que não é por estar no mar que se come peixe, a não ser que estritamente necessário. Mas, Deusa seja louvada, o facto de ter cinquenta civis a bordo é visto como tal necessidade e os pratos vão variando entre a carne e o peixe.
Assim, parte do ritual do dia-a-dia consistia em ir “lá acima” lembrar aos cozinheiros que, à hora da carne, dessem o jeitinho de não me pôr a engulipar bifinhos sangrentos. Já imaginaram coisa mais sem sentido do que comer bifes no mar? Eu não.
Agora bom bom, foi passar cinco dias a comer atum. Ui! Eu ainda atirava para o ar, assim à maluca “epá, façam-me qualquer coisa tipo uns ovinhos mexidos…” Mas eles, simplesmente, achavam que eu tinha cara de comedora de atum. É válido, sim senhor. Há quem tenha cara de cú, eu já me contento em passar por voraz abridora de latas e atunodependente. Ora vejamos, atum até é algo que aprecio. O problema é, sei lá, atum com batatas fritas! Vão por mim, não é um pitéu muito apetitoso, escusam de ir a correr experimentar em casa.
O marujo de serviço às refeições era o Charréu, alentejano mal-encarado que revirava os olhos mal eu aparecia com cara de “pede o meu atum, sff”. Refilava e suspirava, acho que fazia parte do número, mas era um gajo porreiro. No último dia, o fatídico em que me calhou lavar a loiça com o Cajó, até se apiedou de mim. “Fogo, não acredito que tenho aqui este gajo outra vez, tá bonito tá” foi a primeira exclamação que fez, assim que o viu chegar. E olhem que eu estava bem caladinha no meu canto! Claro que a observação bastou para que me ficasse uma memória muito positiva do senhor Charréu.

Quando havia vagar, lia-se um pouco no convés. Liam os outros camaradas (desculpa mãe, mas no mar diz-se assim, sou obrigada a manter a terminologia ainda que te possa provocar algum arrepio mais patológico), eu teimei em levar apenas artigos sobre a boa mesa dos passeriformes e nem uma vez tive cabeça para lhes lançar os olhos. Ah, mentira, também levei a Outdoor Photographer e até me entreteve uma tarde.
Notei que Don Lerpas era muito apreciador de sua leitura, volta não volta lá estava ele. Outros membros do grupo também se balançavam numa assimilação conjunta de cultura e, por vezes, desenvolviam-se agradáveis sessões de esparramanço ao sol a ler (ou a dormir). Os sacos-cama serviam de almofada, ideia original da Rapariga-Sussurrante que rapidamente se espalhou aos demais. Mais ou menos como a macaca Imo, quando aprendeu a atirar as batatas ao mar para lhes retirar a areia e logo os juvenis a começaram a imitar! As fêmeas são sempre desenrascadas. :)

19 comentários:

Anónimo disse...

vai para muitos anos almoçava numa casa de pasto(sic) em Estremoz, com o cão debaixo da mesa. Era um Labrador preto anónimo. Um comensal da mesa do lado olhou-o atentamente durante o almoço e no fim perguntou-me se o cão era de caça. Mesmo não sendo caçador confirmei que sim pois quando o deram lá para casa explicaram-me que estes cães vão buscar a caça, desde que a haja à vista, logo são de caça. O interlocutor sorriu de satisfação pois era caçador, via-se, espingarda, botas, etc. e disse, Bonita a cadelita. A minha cunhada responde-lhe que não era cadela mas sim cão. O caçador olha para ela e disse, vê-se que senhora não percebe nada de bichos, pois não se vê pelo olhar esperto que é cadela, tenho lá em casa 5 quase iguais e todas fêmeas, que na caça é o que pede. Quando a cunhada conseguiu virar o cão pernas para o ar para mostrar o sexo já o outro tinha arrancado com a Transit onde se ouviam pelos menos 5 cadelas a ladrar.
jm

Anónimo disse...

Cara-danjo, estou a gostar. rapariga-sussurrante hahaha parecem personagens do quarteto fantastico. ja anotei tambem ic19 e lerpas, faltam pelo menos mais dois. fico na expectativa. :)

i35

sara disse...

pois i35,
estes eram os mais evidentes! os outros não são tão fáceis, mas hão-de saltar em breve. tou a gostar desta onda de nome à super-herói! Lerpas passa oficialmente a Don-Lerpas. Só IC19 não calha mto bem, n sei...

Anónimo disse...

só quero ver que nick tem reservado para mi...

Ic 19 sabias q ela tem um afoto do nº1....


I31

Anónimo disse...

Se me permite sugiro mais dois nomes que gosto: Cavaleiro Audaz e Conde Hugo.
jm

sara disse...

jm,
Mas é que um dos elementos é fêmea. Cavaleiro Audaz e Conde Hugo, definitivamente, não se lhe aplicam! :)

i31,
Já mandei as fotos para a IC19, bem como para a Incógnita, mas nenhuma se manifestou quanto ao nº1. Não se afixaram bem na coisa! Mas deixa lá que tenho-o em filme a içar uma vela. Ui ui... depois mostro

calvinn disse...

Bem hoje tive com a R . E depois fui ter com a T estava la o C que ja acabou tudo com a R Depois ficou combinado que amanha iamos todos actuar na L E talvez la esteja a M. Devia de lhe chamar c ela merece.

Sinceros cumprimentos.

p.s. adoro a tua escrita S

sara disse...

lol

goza, goza...

mas vá, até que o p.s. não te saiu mal! ;)

bjs

Anónimo disse...

Não comentei convosco a foto do n.º 1 porque tive vergonha de mostrar que estava ansiosa por ver alguma! ;-)
Mas comentei com as pessoas a quem enviei o link das fotos da Cara-danjo: "Atenção, sentem-se antes de ver - é que aparece lá o monumento!" :-D
Ah, e confesso que cada vez que algum de vós me manda uma foto, vou logo fazer zoom, na esperança de que aquele ponto escuro (ou claro, consoante a toilette do dia) lá ao fundo, depois de ampliado, me revele as tão apetecíveis linhas esculturais do misterioso CC (misterioso pq ainda não sabemos nada a respeito do tal problema do "desenvolvimento")

sara disse...

IC19, eu até tenho outro nome para ti, mas como a história começou assim, achei que seria confuso rebaptizar-te a meio.

A ver se se inventa um pretexto...

:)

Anónimo disse...

IC19, é uma via rápida com um monte de criaturas desesperadas, dentro de veículos variados, maldizendo a sorte que a vida lhes ditou, por isso proponho alterar este nick rápidamente!
Cara d'Anjo tens que dedicar rápidamente sob pena de lhe ficarmos a chamar a Rapariga do Sino, ou mesmo Sininho (esta até que não lhe assenta mal)
:)
Corto Maltese I

Anónimo disse...

cara danjo, eu gosto do sininho, tal era o seu entusiasmo a atacar o pobre metal inerte, dependurado, deixando-o reluzente e a dar ao badalo de contentamento.
e falta um ... ai ai.. ui ui .. o que lhe estara reservadp, mas para ja , temos um misto de sexteto fantastico (rapariga sussurrante e wonder-sister), o padrinho (cara danjo e don lerpas) e o Terra do Nunca (sininho/ ou ic19 ) .. as coisas vão de vento em poupa

depois de acabada esta tarefa , proponho um pifo! só para ver as coisa a abanar

i35

Anónimo disse...

perdoem-me a falta de atenção, mas afinal quem é que ainda não tem pseudónimo? Já perdi o fio à meada...

Anónimo disse...

eu ajudo.. é um rapaz.. solteiro... mal disposto e anda de mota.. parecido com o cabo espichel

i35

sara disse...

parecido com o cabo espichel????

Anónimo disse...

sim! com o nº1 ! espichel.. costa.. fica tudo à beira rio... só que este desenvolve.. ao contrario do outro.. que... sabe deus.... meu deus

i35

Anónimo disse...

Ahahahahah!! Eu acho é que nós temos de apanhar o tifo...atacar o pifo... o mais rapidamente possível, senão qualquer dia já ninguém diz coisa com coisa... (qualquer dia)

sara disse...

Oh God, isto está a ficar incontrolável...

Anónimo disse...

..essa de apanhar um tifo .. é gira !!! hahaha bora!

i35