16/05/07

cenas de gaja???

O gandamaluko que me perdoe a ousadia de ir buscar o tema do seu último post, mas é que não pude resistir. Se estão curiosos, leiam-no aqui (e apreciem o blog, que é um espaço agradável para gargalhar logo pela manhã) antes de eu começar a espingardar. Não com o gandamaluko, evidentemente...

A história é verídica. A senhora Tania Derveaux é candidata ao senado belga pelo partido NEE. Mulheres na política, óptimo. Só que esta mulher em particular decidiu despir-se e dar o corpo ao manifesto numa campanha em que, para além de brindar o eleitorado com a sua bela figura em poses sensuais, promete este mundo e o outro – entre a criação de 400 mil postos de trabalho e a promessa de pacificar as relações entre árabes e judeus, não sei qual surge mais estapafúrdia.

Ora bem. Vou tentar não usar o termo “feminismo” para que não me encaixotem já ao lado de sexistas e companhia, apesar de acreditar que se trata de um conceito que representa igualdade e não superioridade feminina. Uma palavra escolhida por reacção, por oposição a uma sociedade extrema, um termo talvez infeliz e que incomoda muita gente mas que, no fundo, não pretende senão fazer valer a importância da mulher (o que não é o mesmo que minimizar a do homem).

Posto isto, a Tania! Repetindo a frase de há pouco: “mulheres na política, óptimo”. E acho óptimo não porque pense que as mulheres governam melhor do que os homens, nem que, como alguns dizem, um governo maioritariamente feminino resolveria os nossos problemas na saúde e na educação. Não sei, não faço ideia. Acho óptimo porque poucas o fazem e se a dinâmica da população humana nos mantém num equilibrio mais ou menos constante de 50% de homens e 50% de mulheres (desenganem-se aquelas que se continuam a lamuriar que há 7 mulheres para um homem!), o natural é que tanto homens como mulheres ocupem cargos políticos.

Mas os fins não justificam os meios. Penso naquilo por que tanta gente passou ao longo das últimas décadas para que, passo a passo, começássemos a contrariar a injustiça, a intolerância e os preconceitos do dia-a-dia e, ao confrontá-lo com atitudes deste género, não consigo deixar de me revoltar. Para quê explorar o corpo e evidenciar leviandade? Que recado é que a candidata pretende dar? Que é bonita e bem intencionada, como uma miss universo? Quer apelar ao sexo do eleitorado masculino (passando-lhes desse modo, e automaticamente, um atestado de estupidez)?

Parece não ser suficiente que, em tantas coisas, as mulheres sejam vistas como menos capazes, que as tarefas em que têm mais sucesso não sejam valorizadas, que elas próprias aceitem a discriminação salarial, o assédio sexual, o desapoio à gravidez, que sejam escravas da estética... Parece que o que é fixe é despirmo-nos para fazer desaparecer a ideia de nós como pessoas e virar os holofotes para a nossa sexualidade. Ao longo da Evolução sempre foi o nosso maior trunfo, para quê contrariar? Porque não usar as armas poderosas de que se dispõe?

Porque é começar a andar para trás. Porque a Evolução ditou os caminhos pelos quais chegámos aqui, mas já que o conseguimos, podemos almejar fazer melhor. E a vantagem que dantes nos trazia o sexo era, basicamente, a de manter um homem por perto que nos facilitasse a vida. Se os nossos objectivos hoje em dia são outros (e pelo que tenho visto e ouvido, parece que sim!), então teremos que lutar com uma arma diferente. Uma arma mais justa e, talvez, a única possível numa situação em que homens e mulheres se propõem competir honestamente. O cérebro.

9 comentários:

Mike disse...

Curiosamente, acho que esta iniciativa da Sra. Tania é bastante "cerebral", e destingue-se em muito de outras iniciativas de género, como a da Cicciolina em Itália, essas sim redutoras do sexo feminino.
Possivelmente peca por ser demasiado "cerebral" e despertar certos sentimentos bastante fortes logo à partida: nos homens o instinto primitivo, nas mulheres uma reacção do género da que tiveste.
O lado positivo da campanha é que terá sempre as pessoas a falar sobre ela, mas o mais certo é falhar redondamente, pois uma grande franja da população não entenderá, que o que se está a fazer aqui é uma caricatura do exagero de promessas eleitorais partidárias, que nunca se concretizam, mas cuja demagogia é suficientemente eficaz para ganhar eleições.
O mais certo é nunca se chegar a falar/debater as propostas realistas da Sra. Tania.

Anónimo disse...

palminhas para essa sra :)
no fundo o q ela faz é um campanha eleitoral c poucos meios (o seu corpo, sobre o qual não posso ajuizar porquen não vi nem experimentei).
no fundo em política o q interessa é o pacote (e aqui a referência sexual ao meu apreço pela lordose não é inocente) e muito pouco a mensagem.
Pensemos no nosso amigo Sócrates (e aqui estou a pensar sem qualquer conotação sexual, e só esta simples referência já me deixou enojado)- sempre que ele aparece na televisão, faz um discurso, etc. tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor, a imagem é toda trabalhada para se atingirem os fins propostos, que são no fundo associação de estímulos positivos à imagem daquel senhor, ao bom estilo Pavloviano.
No fundo a estratégia da sra. Tania é a mesma mas enquadrada à sua realidade individual.
Essas histórias das mulheres isto e dos homens aquilo, da ética, etc. é tudo conversa para animar os cafés. Somos máquinas reprodutoras programadas para deixar descendência e nada mais que isso. Estamos aqui para nos reproduzirmos e no intervalo entre cópulas (que é infinitamente maior que o intervalo passado na cópula em si) ocupamos o nosso tempo a viver.
O sexo nos Homens sempre foi uma arma ao serviço das mulheres (pelo menos das que têm dentes da frente), e sempre será. Os homens produzem milhões de células sexuais minusculas e inuteis sozinhas (a maior parte acabam no rio Tejo, Douro ou no Guadiana e mais tarde no Atlântico) enquantos as mulheres já nascem c umas quantas centenas de células maiores e mais dispendiosas. É a simples lei da oferta e da procura!!! Podia continuar por aí fora mas termino a dizer q o ratio esperado não é de 50-50 mas um pouco mais desiquilibrado no sentido dos homens (mais homens e menos mulheres), por isso se alguém tem que se queixar sou eu!!!

:D
JD

sara disse...

Até admito que possa ser, como dizes, uma caricatura. Mas, se assim for, só uma pequena percentagem o compreenderá. Acho que não vale a pena arriscar não ser levada a sério por isso.

A crítica à demagogia podia ser uma boa jogada, mas não nestes termos que "tocam" as pessoas.

(e assim, por outras palavras, acho que acabei de dizer exactamente o mesmo que tu!)

sara disse...

JD,

LOL!
"O sexo nos Homens sempre foi uma arma ao serviço das mulheres (pelo menos das que têm dentes da frente)". Que grande mentira!!

Eu sabia que este tu vinhas comentar! Óbvio, viva a Tânia! :)

Anónimo disse...

http://www.dominicwilcox.com/work.html

Irmã Lucy

Anónimo disse...

aonde está a mentira? as que não têm dentes tb contam? é q só vejo um motivo para essas contarem :P

sabes que aprecio deveras discutir a temática do sexo contigo, vai na volta ;)

LOLOLOLOL

JD

gAnDaMaLuKo disse...

Tania, mijn soort meisje!

Anónimo disse...

Hotel Waldhaus
We had no luck with the weather and the guests at our table were repellent in every respect. They even spoiled Nietzsche for us. Even after they had had a fatal car accident and had been laid out in the church in Sils, we still hated them.
The Voice Imitator, excerpt
Thomas Bernhard

Procurando bem, encontra-se ainda gente séria mesmo por essa europa lá de cima.
[jm]

SemNexo disse...

Concordo com o mike... penso que é já sexismo à partida dizer/pensar: uma cadadidata... Porque não: Um(a) Candidato(a)...

A igualdade é mesmo isso. è que o problema é que se for um homem a despir-se as pessoas pensam: tá tolo! É desiquilibrado. Se for uma gaja é uma putéfia!