13/12/08

Estou em vias...

...de acabar de ler “The God Delusion”, de Richard Dawkins, e dá-me vontade de o recomendar a todos. Não só os que procuram entender uma data de coisas, mas também os que julgam ter o assunto arrumado. O livro explora os eventuais motivos para tendência humana para a crença, as consequências que isso teve ao longo da história, e o pouco sentido que faz alimentar rivalidades ilusórias. Enfim, é a minha leitura. Fá-lo de um modo extensivo, crítico e – o melhor – sem pôr paninhos quentes.

Vou ali num instante deitar-me na cama de rede e acabar de ler. :)

Deixo só uma citação (que encontrei no livro) do comediante norte-americano George Carlin, que me fez rir:

Religion has actually convinced people that there’s an invisible man – living in the sky – who watches everything you do, every minute of every day. And the invisible man has a special list of ten things he does not want you to do. And if you do any of these ten things, he has a special place, full of fire and smoke and burning and torture and anguish, where he will send you to live and suffer and burn and choke and scream and cry forever and ever ‘til the end of time… But He loves you!

3 comentários:

Aline Cortez disse...

E, não sabes tu, há ainda outro sítio muito pior que o Inferno... O Purgatório !!!
E a lista de pecados cometidos versus anos de castigo !!!

Olha: adultério são 40 anos (acho bem. É pecado grande ! É justo !). Mas 6 "piquenas" mentiras atiram contigo o mesmo número de anos lá para o dito. Sim !! Podes crer !
Porque cada mentira, dá 7 anos.
But He loves us !
Bjs

C.M. disse...

Jesus! Such heretic people you are! Shame on you!
Gostei da descrição:-D
Mas eu agora ando mais dedicada a perceber o que é que se faz para não arder Inferno, nem esperar no Purgatório.
Ou seja, o que é preciso para ir para o Céu?
Mas o Purgatório também me encanta, alguém já percebeu o que é que se faz por lá? enquanto de espera o tempo da soma dos pecados, calculo que com as subtracções correspondentes aos actos de caridade?
Adjudicarei as sugestões de leitura.
E vá lá...estamos mais uma vez naquela época, em que trabalhamos para ir para o Céu mais afincadamente, e nos lembramos dos pobrezinhos, perdoamos a quem nos fez mal e por aí fora...
Bjos

Jose Ruah disse...

Uma Amiga que muito estimo, prezo e gosto, dizia com muita propriedade e convicção " Questoes de fé nao se discutem".

O ler e reler sobre, o racionalizar, podem permitir criar mais bases para discussao filosofica, mas a questão primordial, aquela que nos é interior é sempre uma questão de fé. Seja ela qual for. POde ser uma fé inabalavel no Gnosticismo ou no Agnosticismo, pode ser de qualquer das religioes reconhecidas como tal ou de outra qualquer que as "religioes institucionais" ainda ou nao queiram reconhecer.

Enfim, tema com pano para mangas, reconhecendo que nao conheço o livro em questão e que nas questões de purgatorio sou um leigo.