11/12/07

livros

Penso que é mal da idade: começam a ler-se vários livros ao mesmo tempo. Como consequência, os ditos vão-se acumulando em cima da mesa, à volta da cama – onde quiserem... – naquele processo conhecido como “a ocupação livral do espaço útil”. Pilhas de leitura começada e sem perspectivas imediatas de término vão medrando sem vergonha. Sempre tive na ideia que os livros são criaturas de parco embaraço. Confere.


Encetados no momento:

“A vida sexual da minha tia” de Mavis Cheek – relata as extraconjugalidades de uma mulher nos cinquenta com um homem de quarenta; giro, de fácil leitura e daqueles que agarram;

“Confieso que he vivido” de Pablo Neruda – as últimas memórias que o senhor escreveu; leio-o devagar, devagarinho, que é de coisa de substância; faz-me pensar e viajar;

“Our Inner Ape” de Franz De Waal – needless to say o quão genial considero este (para quem tem lido o blog e aturado as minhas conversas sobre bonobos, chimpanzés e pessoas); aos que têm curiosidade em conhecer melhor as raízes do nosso comportamento, aconselho vivamente; nada técnico, escrito para o público em geral e cheio de exemplos e histórias na primeira pessoa;

“Los refugios de piedra” de Jean M. Auel – quinto volume de uma saga sobre os humanos na pré-história (romance) que devorei na adolescência e que muito me frustrou não ter chegado ao fim porque não estava ainda escrito; descobri-o este Verão na fnac de San Sebastián e não resisti a comprar, mas desinteressei-me um pouco e ali está o triste, a meio...


Em vias de:

“Destructive Emotions” de Daniel Goleman – resultado de uma reunião de cientistas, filósofos e monges budistas que, durante uma semana, em 2000, discutiram o comportamento humano; tenho algumas expectativas nele;

“Por favor não matem a cotovia” de Harper Lee - sobre o racismo aos olhos de uma criança sulista, nos EUA, lá pelos anos trinta; prémio Pulitzer e, por enquanto, mais não sei.

_______________________________________________________

Quem tiver paciência/tempo que me comente os seus livros também! Os recentes, os antigos, os preferidos, os detestados, os de revelação, os de casa-de-banho... Adoro saber. :)

21 comentários:

calvinn disse...

ou deixar aqui a lista dos que tenho em standby, ou que vou lendo ao mesmo tempo, porque no fundo é a mesmiiiisssiiiimmaaaaa coisa.
- A SOMBRA CAÇADORA de Suso de Toro , iniciei a leitura em 1999 e não sei porque não volto a pegar nele.Retrara a historia de dois irmãos que vivem isolados com o pai e um dia começam a descobrir o mundo lá fora. Não cheira a "livro".
- A TRILOGIA DE NOVA IORQUE de Paul Auster - iniciado em 2001, vários, contos passados na cidade que nunca pára. Este livro já esta a ficar amarelado e a cheirar a "livro".
-O PERFUME de Patrick Süskind.Penso que todos conhecem a sua historia. Iniciado à 2 anos mais ou menos. Não tinha cabeça pra ler algumas das suas passagens.
-QUANDO NIETZSCHE CHOROU de Irvin D. Yalom. Narra a historia do senhor Nietzsche, esse mesmo o filósofo, que avaria do sistema e começa a ser consultado por um tal de Josef Breuer. Não me tem cativado muito a historia.
-AS FORMIGAS de Boris Vian. Varios contos marados. É um livro pacanininho, que esta parado, porque tenho andado mais empenhado em ler o que vem a seguir. Aconselho este livro, a quem goste de uma escrita um pouco demente.
-SAMURAI: NOME DE CODIGO de Neal Stephenson. Um triller passado tanto na nossa realidade como na realidade virtual. Este tem sido o meu companheiro das ultimas semanas.
-PORRA PARA O TEATRO de Luis Bizarro Borges. Este livro foi comprado por impulso. É uma peça de teatro. Li 10 pagina seguidas e não achei muita piada à coisa.
-O PRINCIPEZINHO de Antoine de Saint-Exupéry, vou começar a reler este hoje. Li uma unica vez, tinha eu uns 17 anos. O motivo da releitura, é estar com brancas em relação à historia.

Há tambem A METAMORFOSE do Kafka que esta na minha mira à algum tempo. Tenho de o "roubar" da biblioteca da mãe.


beijos abraços, venha o próximo com a sua lista.

Anónimo disse...

ao chegar à leitura de textos de S. por exclusiva interposta pessoa que estimo e respeito, julgo ser apropriada a sugestão que se segue, tanto mais que é a excelente tradução de Palma Caetano que nos dá hoje este livro em português, lançado num destes dias no CCB, na homenagem ao autor:

"Correcção" de Thomas Bernhard.

É no meu entender o mais difícil de todos os livros deste autor, e por isso contrariando o que seria natural não lhe sugiro "O Naufrago" ou outro. 26 anos é no meu entender, e pela natureza das coisas, a altura certa para começar. Na Fnac pode-o comprar em inglês ou francês se preferir, ou se der um salto aqui ao lado na deliciosa tradução espanhola. Por motivos que desconheço o alemão ou austríaco verte para español como uma luva. Se gostar então entrou num mundo fascinante. Aliás quando tal nos acontece o que mais queremos é dá-lo a ler a mais pessoas e no meu caso S. será o interface bem escolhido.
Fazê-lo antes do Natal parece-me uma boa ideia.
rio tinto

Sinhora Maria disse...

NEste momento, em cima da cabeceira tenho:
"Assim falava Zaratrusta", do Nietzsche. Eh pa, talvez um pouco de masoquismo.. A conversa sobre o Super-Homem e os males da Humanidade...
TAo lado, para verdadeira delicia dos meu neuronios, tenho "Exortacao aos crocodilos" do Lobo Antunes. E o primeiro do Senhor que eu leio, nao conheica os jogos dele na escrita. A falta de pontuacao, a mistura de dialogos e de tempos de accao na mesma frase. Verdadeiramente um prazer de ler...
De resto, nada assim de muito excitante ;)

sara disse...

acho que vou escolher um livro de cada comentário e pedi-lo para o Natal... :)

C.M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

aqui vão mais uns quantos. é melhor começares a pensar numa cestinha grande. ou em duas.

2 ou 3, despachados de fresco:

-the nightmare factory de thomas ligotti (compilação de histórias de fantástico/terror do próprio. perfeito para quem gosta de lovecraft e afins).
ligações musicais directas: current 93.

-escrítica pop de miguel esteves cardoso (compilação de textos dos 80's sobre uma boa parte de tudo o que era e continua a ser essencial em música).
ligações musicais directas ao eixo britânico/mancuniano e derivados nacionais.

-morte no verão de yukio mishima (outra compilação, incluindo o texto principal homónimo). ligações musicais directas: death in june

-asilo arkham - batman de morrison/mckean (o melhor de todos os batmans. tá tudo dito).
ligações musicais directas: bem, assim de repente..

actuais e/ou constantes:

-breve história de quase tudo de bill bryson (leve e profundo ao mesmo tempo. uma palhaçada muito séria).
ligações musicais directas: nem por isso.

-alquimia e misticismo - o museu hermético de alexander koob (1 calhamaço maravilhoso de consulta eterna)
ligações musicais directas: demasiadas, directas e indirectas

-fausto de goethe/nerval (revisitação do clássico)
ligações musicais directas: todas

-dictionary - oxford dictionaries (uma pequena aplicação incluida em cada mac que dá 1 jeitão. imprescindível. como sempre, + uma e todas as razões para ter 1 mac. go figure, micromole!)

-tudo o que tem a ver com fotografia e viagens (nada em particular. é sobretudo net)

Anónimo disse...

Pois então deixa-me contribuir para este fantástico monte de ideias de livros a ler (já encomendei na Amazon umas ideas "roubadas" do teu post).
Ora eu cá tenho sempre vários géneros de literatura empilhados de forma a poder ler de acordo com os humores, o tempo disponivel e o local.
"O prazer de ser inútil" Hugo Pratt, fantástica viagem autobiográfica, ando a ler há algum tempo devagarinho para ir saboreando os desenhos
"Anarquia" Wody Allen, contos loucos que dá para ir lendo um de vez em quando
"Brevíssima história do tempo" Steven Hawking, explicação excelente para "nabofísicos" como eu.
E ando a recordar poesia, com o fantástico Gedeão e o apurado O'Neill.
Gostei muito de um livro do Luis Sepúlveda que li há algum tempo "Histórias sujas" é daqueles que se lê num instantinho, e de um do Gabriel Garcia Marquez que é uma reportagem, escrita de forma exemplar "Notícia de um sequestro".
Bem como vês ler muitos livros ao mesmo tempo não tem a ver com a idade, é mais...feitio.
Tenho na dita pilha alguns que agora não me lembro dos nomes porque estão mesmo parados, ainda não pertencem à categoria dos "em curso", como o último do Pepetela, um do Oliver Sacks e sempre alguma coisita da polémica Israel/Palestina que é um tema que me intriga de forma particular.
Aduardando mais sugestões
Corto Maltese
PS1: para quem gosta de banda desenhada "Maus" Art Spiegelman, uma viagem diferente ao mundo da II Guerra
PS2: Calvinn a Metamorfose é mesmo para roubar, vale a pena ler!
Aduardando mais sugestões

Anónimo disse...

Quantos mais melhor...

SABEDORIA SEM RESPOSTAS
Daniel Kolak e Raymond Martin
(Metafisica)
estaremos nós a fazer aquilo que queremos, mesmo quando a decisão de o fazer é nossa?

BILIÕES BILIÕES
Carl Sagan
escrito em tês partes
a primeira mostra como a quantificação nos permite um conhecimento muito mais profundo do mundo que nos rodeia.

a segunda e a terceira,são as mais brilhantes.
optima para se perceber o que está realmente em causa em temas como o meio ambiente e neles se dá conta do verdadeiro estado ecólogico do nosso planeta.

na terceira parte Sagan aborda entre outros temas o do aborto, que quer se concorde ou não com a sua abordagem, vale apena ler.

por último o que eu mais recomendo

S.L. BENFICA
História de um Campeão

não sei se este livro existe, mas caso não tenha sido editado, merece alguma reflexão

titiokrido

C.M. disse...

Não resisto...Rio Tinto, será jm?
Haaa, e esqueci-me de satisfazer a curiosidade de S.
Como leitura de WC há sempre inefável jornal.
Leitura que detestei, devia ter vergonha? do nosso Nobel. Peço desde já desculpa ao senhor mas...não tive mesmo paciência.
Livro eleito, é muito dificil mas "A queda" de Camus encheu-me as medidas.
Pronto, garanto que acabei de dar palpites que vocês já devem estar fartinhos.
Hasta
Corto Maltese

sara disse...

titiokrido,
Esse SLB-História de um Campeão é ficção científica daquela hard core mesmo só para 'nerds' e afins, não? :p

Corto,
Fartinhos nada!! Eu adoro. Vou registando, procurando na net o que não conheço... e congratulando-me alarvemente pela ideia de atirar livros para cima da mesa. :)
(sim, com sagacidade costumeira lá identificaste jm em Rio Tinto; touché!)

SemNexo disse...

Andas sempre a cuscar os meus livros, por isso não tenho grandes novidades a dar... já sabes que a minha actual "onda" tem sido a literatura escrita em português: nossa mesmo nossa e africana...

Li muitos este mês, fiz várias descobertas e já te mostrei quase todas... continuarei a fazê-lo... só não queria deixar de comentar este post no qual me revejo completamente...

Bj

Anónimo disse...

Sarita aqui envio os meus-

Diário I do Torga

depois como digestivo -o torga EXIGE digestivo-, uns salpicos aqui e ali de

Cisnes Selvagens (aborrecidissimo contra todas as expectativas),

entremeado com

Fome de Cão (Christo saprjanov)- excelente, brutalmente cru e pesado

e como sobremesa

a Casa dos Budas Ditosos - excepcional, dos poucos livros que conscientemente reli. faz do porno uma categoria brilhante da comedia.

bjnhs

Anónimo disse...

Apelo impossível de ignorar. Aqui fica a minha contribuição.

Em plena ocupação livral, por ordem cronológica de início da leitura:

"Os cabelos de Beethoven", Russell Martin. Romance com algum conteúdo histórico. Foi descoberto um frasquinho com uma pequena mecha de cabelo de Beethoven e procura-se saber tudo sobre a vida do compositor a partir do DNA, acompanhando simultaneamente o precurso do frasquinho com a madeixa, abrangendo toda a história da Europa, do séc XIX até agora. A minha história: ofereci o livro à minha avó, há uns 5 anos, pedi-lho emprestado quando ela acabou de o ler, recentemente ela ofereceu-me um igual porque estava farta de esperar pelo seu.

"Memorial do Convento", J. Saramago. Não é preciso resumo, certo? Há uns 4 anos, tentei pela 3ª vez lê-lo. Ainda não foi desta q acabei.

"La carta esférica", Arturo Pérez-Reverte. Há uns 2 anos, havia que praticar o espanhol aprendido. Não podia ter mais a ver comigo: mar e marinheiros, história, arqueologia, Barcelona. E o vocabulário associado? Quando finalmente me entusiasmei, meteram-se outros livros pelo meio.

"Why I am not a christian", Bertrand Russell. Livro recomendado por recém-amigo numa livraria em Aberdeen. É um conjunto de textos que B.R. escreveu explorando o q considera serem os paradoxos da doutrina cristã. Torna-se repetitivo, junto mais um livro por cima.

"As intermitências da morte", J. Saramago. Se ganhou um Nobel, merece 2ª oportunidade. Foi-me oferecido e estou a gostar. Começa com "No dia seguinte ninguém morreu.". Alguma vez pensaram na consequência disso? Comecei este verão.

É claro que pelo meio li muitos outros livros até ao fim. Não sou uma desistente. Dos mais recentes recomendo:

"O sol nasce sempre (Fiesta)", E. Hemingway. O título original diz tudo. São os loucos anos 30 de um grupo de bon-vivants, entre Paris e o norte de Espanha, totalmente baseado na vida do autor.

"O cemitério de pianos", José Luís Peixoto. Um dos nossos recentes e jovens escritores. E dos bons. Leiam o livro. Pelo que escreve e como o escreve, parece ser mais maduro do que a idade proporcionaria. Leiam produto nacional.

Bem, agora que ultrapassei o nº máximo de caracteres q tem sido proposto, paro.

Bjs

Lopes disse...

A ler:
- "A Biblia ilustrada" (em Braille);
- "10 passos para manter um rosto perfeito", de Manuela Moura Guedes;
- "Eu juro que pensava que ele tinha mais de 3", por Carlos Cruz;
- "Reflexos Processuais da Incapacidade Jurídica no Âmbito do Código de Processo Civil", por António Pais de Sousa

sara disse...

LOL! o senhor não existe...

Anónimo disse...

Quando certas pessoas querem gozar com celebridades nos blogs, vem logo o anjinho dizer que é feio e que se apanha com um processo crime, mas se sua excelência quer gozar com a MM Guedes?? TUDO BEM....

´Tá certo, o Lopes mais uma vez does and happens, vê lá se eu não lhe vou contar...

sara disse...

tás a falar comigo, ó "certa pessoa"? é bem diferente, como suponho que entendas... (de qq maneira não percebi o que é que há para contar ao Lopes)
PS- esse nick é no mínimo derrotista, não achas?

Anónimo disse...

Cara S.,

mais uma vez atacas depressa demais e sem razão. Tal como o Lopes pode confirmar e até tu, a Sra minha mãe que inclusivé diz que me pariu também, é próxima da Sra em causa (MM Guedes) e por isso é que eu poderei espalhar o boato.

Quanto a gozar com outras pessoas, foi porque eu queria gozar sobre a orientação sexual de um certo funcionário da SIC no blog mas o Lopes atempadamente avisou-me do que podia acontecer.

S., não andes com as armas carregadas, podes disparar ao lado.

Quanto ao nick, vem de um novo blog.

Desculpa qualquer confusão

sara disse...

ataco? mas eu n estava a atacar! mesmo. só se foi a cena do nick derrotista, mas isso n tinha qq intenção agressiva (é que acho mesmo derrotista!)

chego à conclusão é q nao percebi absolutamente nada do teu comentário... aliás, parece-me agora que o dirigias ao Lopes, é?

does and happens? espalhar que boato? e orientação sexual de quem? isto tem alguma coisa a ver com os livros de que gostaste de ler?

vê lá se atinas nestes comentários caóticos, nao se entende nada...

Anónimo disse...

Estou a ver que isto está mesmo confuso.

Era um comentário para o Lopes, mas quando estivermos ao vivo, eu explico-te tudo, parece-me ser mais fácil...fala-se que poderá ser este fim de semana!! :)

beijinho

Anónimo disse...

"Talvez" de Lillian Hellman, ainda se encontra em inglês na Bulhosa e "O meu ultimo suspiro" de Luis Buñuel, agora reeditado. E o fantástico "A infanta Capelista" de Camilo Castelo Branco. Para CM como agradecimento por lhe ter sugerido a biogafia de Hugo Pratt, o "Manual de civilidade para meninas" de Pierre Louis e o Capitão Cap de Alphonse Allais. Para lhe lerem na cama O Castelo de Otranto (The castle of Otranto : A Gothic Story) de Horace Walpole)
rio tinto