13/11/07

o que faz falta é animar a malta!

Do que eu gosto mesmo é que me digam – com aquele ar grave que rebenta ciência pelas costuras –, que “já está na altura de arranjar um namorado e assentar”. Porque pelos vistos existem alturas e parece que esta é a altura. Ou pelos menos uma das alturas. Verifica-se também que este imperativo é independente da pessoa escolhida para o efeito, porque pessoas, por amor da Santa!, é o que não falta neste mundo. Qualquer atitude em contrário é prova da minha má-vontade ou de uma teimosia estapafúrdia que só almeja estragar os planos bem-intencionados dessas altruistas almas que por mim sofrem.

Ora bem... Vou descrever então um episódio passado (onde, onde, quem adivinha?) numa bela boda que ocorreu há coisa de mês e pouco. Lá estava eu arrumadinha como manda o protocolo (para que não me acusem de ser do contra) quando chegam duas tias, aquelas-cujos-nomes-não-podem-nesta-crónica-ser-pronunciados, apoiando a querida avó e, a páginas tantas, não decidem nada melhor do que bloquear-me a passagem. Tipo operação stop. Aproxima-se logo a primeira, muito coladinha à minha cara e inspecciona-me de alto a baixo, dengosa: ai a minha sobrinha de vestido, está tããããão liiiiinda! E, vou eu, espeto o sorriso amarelo nº24 (ninguém nota, tenho-os todos treinados). Julgo escapar-me, mas devo estar é louca. Entra a segunda em cena, agarra-me firme no braço – como se para garantir que não me escapo – e segue com uma ladainha que nunca na vida pensei ouvir (êta minina ingênua!): Então e de moço como estamos? Olha que está na tua vez!, diz enquanto aponta com o nariz para os noivos que dançam na pista. E eu juro que lhe vejo uma faíscazinha a saltar dos olhos, qualquer coisa entre o gozo e o ódio que não consigo definir, mas que definitivamente me assusta. Vacilo. Na minha vez?? Não sabia que havia vezes... Ninguém me avisou que havia VEZES!! Como é que hei-de fazer isto agora, tão em cima da hora?? Balbucio qualquer coisa sem nexo, pois que fui apanhada de surpresa. Volta a primeira à carga: não te despaches não, que depois acontece-te como à A. porque as mulheres têm prazo de validade e como já lhe disse o médico esta brincadeira de esperar até depois dos trinta para ter meninos depois dá no que dá... E eu aqui penso seriamente em torcer o braço da que ainda me segura, fazer uma placagem lixada à primeira, resgatar a avó que me olha com alguma piedade e, com a justiça que me cabe, deitar por terra todo o Mal. Mas depois contenho-me. Com alguma dificuldade, e depois de engolir várias vezes em seco, consigo finalmente recolocar o sorriso. Desta vez o 37, mais apropriado para situações de choque pós-traumático. Segue-se um breve silêncio, no qual me sinto bastante incomodada. Os quatro olhos continuam a fixar-me com uma certa gula. Gula de fofocas, suponho, que não vejo do que mais possa ser. Ou gula de razão, que é o que quase toda a gente quer ter. Não sei. No fim, em vez de resgatar eu a avó, salva-me ela a mim, afastando com serena autoridade as duas graciosas e deixando-me com um: deixe lá filha, não ligue às suas tias, ainda é tão novinha, tem tempo para tudo o que lhe apetecer. E eu “uffff” (que para mim a voz da terceira idade é quase a voz da Deusa).

Estive quase, quase, quase para me virar para as duas e deitar a língua de fora, como se tivesse cinco anos (porque era tão giro quando tinhamos cinco anos!). Não o fiz, mas foi como se tivesse feito. Minhas caras, aqui não se vende fiado nem se aceitam encomendas, capiche?

17 comentários:

Anónimo disse...

o que não te passa pela cabeça às 4 e 20 da manhã....pensamentos sem alturas.

bjos
F.

Anónimo disse...

É bem feito para não seres assim! Experimenta ser mázinha... Pois tb passei e passo por isso... "um rapazinho tão simpático e jeitoso..." rrrrrrrrrr deixa lá que é sintoma de inveja do tipo eu cos marmanjos que em pararam lá em casa e esta princesa q voa tão alto...tão livre ... em suma é tipo abate de sobreiros ninguém os corta mas la q desaparecem desaparecem! e são os que ficam q que nos preenchem os sentidos, que dão sombra aos pic nics!

Despacha mas é essa merda rápidamente para poderes aceitar convites de tipos espectaculares com poderes supra naturais tipo eu... de Ray ban ...

Beijufa e CONCENTRAÇÃO tá quase mais uma perninha e....

20% do valor de cada orçamento (aqui n há borlas!)

I31

joao pestana disse...

queres q eu me ofereça para ser o pai dos teus filhos?
isso ajuda em alguma coisa?

calvinn disse...

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLlll e tas cheia de sorte nao te terem puxado para a pista de dança e "obrigado" a dançar com um qualquer pretendente "jeitoso". LLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ter pessoas casamenteiras na familia é tão bom ou tão mau como ter uma qualquere obrigação para com as finanças. A partir do momento em que te dão o primeiro aviso nunca mais te largam...boa sorte, muito boa sorte. Olha podias sempre fazer como eu faço, nem que seja pelo gozo de ver a cara das tias...- sabe tia eu ate que alinhava com qualquer uma dessas belas donzelas mas o que eu gosto mesmo é de levar no cu. Ver a cara delas é muito bom. hahaahhaa muito bom. No teu caso nao vais dizer que gostas de levar no cu,nao iria resultar, Podes é sempre dizer...algo assim, er...- sabe tia eu ate alinhava com um desses belos princepes mas o que eu gosto mesmo é de ter nas mãos um belo par de mamas. Acredita que o gozo pessoal supera tudo.
Cumprimentos. Atentamente
Calvinn

sara disse...

F. goza com a situação, I31 liricamente sugere que dou sombra aos piqueniques. Uma comparação bombástica e, fosse eu a minha irmã, encetava de imediato uma dieta mega-eficaz (ainda bem que não sou!). joão pestana brinca, brinca, mas se tenho prazo de validade, talvez um dia lhe cobre a sugestão (mas olha que depois tens que me dar uma pensão, que não boto filhos no mundo à papo-seco!) e calvinn faz uma sugestão que tornaria o diálogo descrito ainda mais alucinante (desejará ele a minha ostracização total?). Calvinn, era de tal modo giro que cago-me a rir só de imaginar as caras delas. Mas n tenho lata... Tu fazes mesmo isso? A sério?

Anónimo disse...

agora que falas nisso..pergunto eu ... não está na altura de acentares ? tens algum defeito.. os rapazes não gostam de ti .. vá lá .. conta lá.. vá lá .. coisinha.. conta lá ... :)

i35

Anónimo disse...

Voto na solução à la Calvinn. Para certo tipo de pessoas, só resulta mesmo o tratamento de choque...o que importa que não seja verdade? Já o Maquiavel o dizia...os meios justificam os fins!

Anónimo disse...

Pode também S., depois de ter a aprovação de sua mãe, dizer-lhes assim:

Ó tias mas eu recebi como prenda de ………., uma T shirt de cor escura com o dizer no regaço "I smell like a stripper" e outra com "Gin & jews". E por isso antes de assentar e ter filhos quero conseguir o prémio de miss T shirt molhada no concurso mensal da Boite Tarântula na zona de Mangualde, prémio que segundo D. José Policarpo, pessoa que não brinca com as palavras e é meu confessor espiritual, no mínimo está ao nível de um Leão de Ouro em Veneza. Só Deus sabe se não será o inicio de uma fulgurante carreira, em paralelo com a dos pássaros (e continua assim). reparem as tias, mesmo correndo risco de em Fátima, e talvez antes do Natal, se encontrarem à venda junto com o Ícone usual com os pastorinhos na base, pequenas estatuetas de “mim”, em resina, com gotas falsas coladas ao T shirt e pintadas para brilhar no escuro.
ps. As tias é que me poderiam ajudar na doçaria tradicional e em vez de resina, fazerem-me estatuetas em torrão de alicante, com cabelos e pêlos em finissimos fios de ovos, mesmo que tal comércio possa vir a ter outras conotações para além de uma saudável veneração.

Rio Tinto

Anónimo disse...

Este teu encalhanço também me preocupa bué !!!!
Tenho passado noites sem dormir a pensar naquilo que pode ser o teu futuro, ficando para tia, sem ser tia...
Ocorreu-me súbitamente, que á semelhança de muitas outras boas filhas, sempre poderias ficar a fazer companhia na velhice da tua mãe...
Mas, isso também não pode ser,dado o elevado grau de incompatibilidade,
que proporcionaria um ambiente de permanente mutuo desacordo, que conduziria rápidamente ao enfartanço da velha...e lá ficavas tu sózinha de novo.
Posto isto, e perante a cruel inexistencia de sobrinhos, que não te permite ficar para tia,o teu futuro,a meu ver, é muito negro.
Tão negro,tão negro que no teu lugar me vestia de preto e ia viver para Mangualde.
Mas...espera... de repente reparo que o teu blog se transformou numa espécie de hi5, com imensos candidatos a tornarem as tuas tias mulheres mais felizes.
Sugiro que investigues qual foi a resposta deles no inquérito do blog do lado, e depois faças a escolha de uma forma sensata e ponderada, como costuma ser teu apanázio (não aceites orçamentos grátis).

Bjos
titiokrido

PS: Olha lá i35, as candidaturas a tio não são no blog da S.,isso é noutra página qq da net !!!!!

Anónimo disse...

Conhecendo como conheço a tua familia mais proxima, atrevo-me a dizer q tiveste sorte em a A n estar por perto e começar a ajudar na dança, a dizer que ja te tinha dito isso, que devias arranjar um emprego, um homem, uma casa, etc... Faz como eu, passo os dias em casa ou a passear por Lisboa, sem vida amorosa e sem emprego!! Tem momentos de paz e sossego q nem imaginas!! beijinhos Tiago

calvinn disse...

Esquece os homens e as mulheres, esquece o que eu disse, abraça com desejo profundo de paz, o teu lugar ao lado de tantas outras pessoas que se tornaram muito mais feliz. Entrega de corpo e alma a Deus.

atentamente
calvinn

Anónimo disse...

compra uma moto.

rio tinto

Anónimo disse...

Frases uteis pra S. nunca ficar entalada.

"Saudinha é que é preciso";
"Queira Deus que eu esteja enganado";
"Não há condições";
"A culpa é do Governo";
"Só tenho arrelias";
"Vocês sabem lá pelo que eu passei";
"Não admito certas e determinadas coisas";
"Não foi nada que eu não tivesse pensado";
"Eu já sabia mas não quis dizer nada";
"Eu até parece que estava a adivinhar";
"Eu morra já aqui se não é verdade";
"Com essa é que me apanhaste";
"Deves achar que eu sou parvo";
"Lá está";
"Com este tempo nem sei o que vestir";
"Não penses mais nisso";
"Isto não vai doer nada";
"Só saio para ir aos médicos";
"Vim agora das análises";
"Sofro dos nervos";
"Tenho uma azia que não me deixa dormir";
"Está-me a dar a fraqueza";
"Isso é tudo invejas";
"Temos de ser uns para os outros";
"Só estou bem a ajudar os outros";
"Pobres mas honrados";
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque";
"Hás-de cá vir e eu não hei-de estar cá";
"Com certas coisas não se brinca";
"Vai andando que eu já lá vou ter";
"Quer dizer, é e não é";
"Não faltava mais nada";
"Deves ter a mania";
"Tu da fama já não te livras".

rio tinto

Flip disse...

E a questão parece desmultiplicar-se em opiniões, sugestões, modos de vida.

Assusta-me mais que comeces a guardar sacos de plástico nas idas ao supermercado, que os dobres em triângulo e no fim, uma das pegas ligeiramente para o interior, garantindo assim a estabilidade do origami ocidental. Intimida-me pensar que podes inclusive guardá-los por cor, ou padrão. Gavetas, melhor, um contador, de 10 por 10, com os preciosos, sempre úteis: sacos.

A incapacidade de controlar a possibilidade de uma relação, de seguir com o projecto social, de dar e receber, sabiamente substituída por algo onde tens, literalmente, mão.

Ou então ouviste demasiado a rádio renascença quando eras chavalinha e andas a idealizar o António Sala.

Perdoa-me mas a questão é pertinente:
Já andas no chocolate?

F.

sara disse...

Xi patrão, resmas de comentários! Mas que sucesso este post!

Como responder a todos à séria seria uma "grande estafa", vou ser muito sucinta na coisa:

anónimo - já é a 2a vez esta semana q me fazem referência ao Maquiavel... hmmm...

Tiago - mta razão qto à A., tens a lição bem estudada; momentos de sossego tenho vários, thank God!

calvinn - freirinha? queres q me torne freirinha?!!!

Rio Tinto - fartei-me de rir com a história; comprar uma mota só qdo puder pagar um capacete cor-de-rosa com fitinhas esvoaçantes

titiokrido - chiça, ficar p/ tia a tomar conta da mãe velha é um cenário bem negro! imagina só onde a sanidade mental das duas iria parar...

flip - gd gargalhada com os saquinhos de plástico dobrados em triângulos (lindo!); o chocolate é uma constante da vida, não se pode medir nada por aí... ;)

PS - mais uma vez nenhuma fêmea (devidamente identificada pelo menos) decidiu opinar; isto quase dá p um estudo comportamental

bjinhos

Anónimo disse...

Eh lá, uns dias sem tempo para vir aqui comentar os teus posts e a avaliar pela quantidade de comentários passou uma eternidade!
Pois em relação ao tema em apreço apenas te vou dizer o seguinte:
Isso não vai mudar nunca!
Fala a experiência :)) se não há um gajo na tua vidita...ou tens defeito, ou... deixaste passar o prazo e... estás encalhada!
Os comentários não acabam, as tentativas de encontrar uma explicação admissível multiplicam-se, as tentativas de resolver a questão podem tornar-se mesmo...penosas.
Mas, há que não desesperar.
Life is to short, just live it
Beijocas
Corto Maltese

sara disse...

Corto,
Adorei. Obrigada. Apesar de ter contado o episódio em tom de gozo, a verdade é que fico mesmo passadinha quando se metem na minha vida e apontam esses longos dedos mais acusadores que inquisitivos. Não é bem o que se diz, é o tom por trás disso. A obrigação implícita, o "tem de ser" que, não só neste assunto mas em mil e um outros, te tenta amarrar a um colectivo socialmente aceite. Porque é suposto. E parece que, no fim, tudo se deve resumir ao menear de cabeça dos que te rodeiam. Como se com esse movimento surgisse alguma verdade absoluta que, por algum tempo, teimaste em não querer ver. Por burrice, seria??
Pfff... Não há paciência. Tudo isto ultrapassa-me.