09/10/07

no céu espelhado - IV

A bordo de um navio, quem tem chocolate é rei. Os recursos são escassos e o mar é grande demais para se dar um saltinho à loja de conveniência quando a gula aperta. Portanto, o bom senso obriga a uma certa panelinha, apelando sem dúvida a atitudes mesquinhas e egoístas aquando do consumo do referido bem.

Certa noite, em amena reunião chocolateira (um euro por cada palavra inventada e já poderia pagar viagens no Creoula aos meus leitores mais fiéis), um vulto surpreende Rapariga-Sussurrante, Wonder-Sister e IC19. Esta última de imediato esconde o pacote de m&m’s atrás das costas, pendurando até a mão do lado de fora do barco, a ver se não dá cana. As três entreolham-se e o clima é tenso. O silêncio só não é cortado com os esperados “gri-gri-gri” porque, até prova em contrário, no mar não há grilos.
- Boa noite – diz a voz masculina – Então, vieram apanhar ar?
O comandante! Homem de conhecido faro e aspecto amigável materializava-se, de repente, na tentativa de levar consigo uma bolinha de chocolate e amendoim. Assim, sem mais nem menos! IC19 manteve firme a posição. Daria a vida para ocultar as preciosas guloseimas, andaria na prancha sobre tubarões famintos ou subiria à gávea se tal fosse necessário.
- Pois, viemos cá acima, está uma noite tão bonita... – decide responder a Wonder-Sister, mordendo a vontade de o despachar dali para fora. Não pode fazer mais nada. Há, apesar de tudo, uma questão hierárquica impeditiva. Reza então mentalmente à sua santa predilecta, a dos aflitinhos asmáticos (não perguntem porquê, cada um com a sua tara), para que as desenvencilhe de tamanho sufoco. Só que a Rapariga-Sussurrante, que afinal de contas se juntara à reunião um pouco mais tarde e não se apercebera de que havia somente TRÊS m&m’s para partilhar, folga um pouco a defesa e começa a dar trela à conversa do oficial. As outras duas vão ficando nervosas, principalmente IC19, cuja mão começa a tornar-se dormente devido à posição de pedra.
Eu, moi même, chego já a conversa vai no fim. Estranho. Sabia virem ao chocolate nocturno e não esperava encontrar o comandante inserido no grupo. Ainda com os olhos mal habituados ao escuro, procuro a côr amarela do pacote de m&m’s. Não a vejo em parte alguma... Dando largas ao meu próprio egoísmo (que o Don-Lerpas insiste ser do tamanho do mundo), desejo que o comandante não se tenha apercebido do motivo da reunião e fanado aquelas preciosas bolinhas coloridas.
Por fim o homem vai-se embora. Olho para elas que, acto contínuo, desatam a rir. IC19 ainda está nervosa:
- Ó Rapariga-Sussurrante pá, nunca mais acabavas de dar trela ao gajo!!...

Diga-se que, a partir dessa noite, a IC19 não voltou a ficar tranquila. O comandante, segundo a própria, perseguia-a constantemente. Queria os seus m&m’s! Escondido atrás dos dóris, pendurado num mastro, disfarçado de ajudante de cozinha ou, até, agachado atrás de uma moita, lá se encontrava o digníssimo. À coca...

22 comentários:

calvinn disse...

"...ou, até, agachado atrás de uma moita..." - Esta moita, era onde os grilos pernoitavam?

"...À coca..." - Não faltará ali um H ?

sara disse...

A moita é uma private, expressão do Don-Lerpas usurpada para aqui.

E não falta nenhum H calvinnzinho! :)

Anónimo disse...

hahahha wonder-sister.. boa ! ja só falta um ... e eu sei .. é o mais dificil.. mas tu consegues.... cara-danjo

Anónimo disse...

Só não percebo porque é que não foste para letras...!

Anónimo disse...

Cara d'Anjo, um bom nick para a S. quando no papel de I.
Tens de facto muito jeito para a escrita e um sentido de observação invejável (o teu treino de observação do comportamento animal calculo que tenha aguçado o engenho).
Se te dedicares à escrita terás em nós, I's vários, fieis e interessados leitores, além disso parece-me que te dá mais prazer do que Anovas atrás de Anovas???
Corto Maltese

sara disse...

Ai... (suspiro frustrado)

Anovas atrás de Anovas! Anovas para que te quero!! :((( Não falemos de Anovas e de prazer, por favor.

Falemos antes deste novo epíteto que me cabe: "Cara d'Anjo". Que eu saiba, ainda SOU EU a chamar coisas aos outros! Vem com o ofício de blogueira, n'est ce pas?

Confesso que não tencionava atribuir-me qualquer nome, dado que para me referir basta escrever "eu". Mas se pelo menos já 3 dos IF (instruendos-fantásticos) adoptou o nome, vejo-me obrigada à rendição.

Se tenho uma cara angelical ou não, é discutível. O que não deixa margem para dúvidas é que o sentido de observação, esse, é tudo menos beatífico. Valha-nos isso!

Quanto às letras Su, nunca tal me passou pela cabeça. Estavam no pacote "diversão", logo ao lado das fotografias, do cinema e das conversas com os amigos. ;)

Anónimo disse...

Oh cara Cara d'Anjo, claro que aqui no seu blogue VExª se dirige a si própria na primeira pessoa, sem qualquer necessidade de epítetos!
Nós os IF é que sentimos necessidade de lhe chamar qualquer coisinha (dado termos todos um cognome que VExa tão simpáticamente nos atribuiu), lembro-lhe apenas que não estamos desatentos, sabemos que as aparências iludem...mas á excepção do Cajó estamos todos apreciando a "alminha demoníaca"
Corto Maltese

Anónimo disse...

Cara danjo, faz-me lembrar uma personagem, temivel, da mafia.. daqueles...que olham para vitima e dizem com um ar doce e calmo.. é pá isto nao é nada de pessoal.. é business...eu ate gosto de ti...e depois...desata a metralhar o tipo ou tipa.. e que saí de cena com um ar de quem vai à 1º comunhão e já volta.
Ic19, sobre ela nao ter ido para letras. consta.. que quando foi pra escola.. nao sabia LER! hahahah tadita

i35

sara disse...

tu definitivamente tás-te a revelar!! olha, gramei dessa personagem matadora... "it's not personal, it's business" e zás, desata a chacinar toda a gente.

ler, de facto, não constava das minhas habilidades pré-escolares... talvez por aí a decisão, aos 5 anos, "epá eu vou é pa biologia, actividade mais prazeirosa".

Anónimo disse...

hahahahah
i35

Anónimo disse...

Desculpem a intromissão...

Adoro estas vossas trocas de ideias escondidas em nick names...dá um ar misterioso às histórias, sinto-me como que a ler um policial. fica-se na expectativa de saber mais, até descobrirmos quem é o criminoso.

Julgo que neste caso, como na maior parte das vezes, deve ser o mordomo(leia-se Cajó).

Sim....esse mesmo!!!!!
Pelo que pude ler,ele foi o único elemento do grupo que se entregou às tarefas domésticas (os outros era mais o deleite dos "chocolates" e outras guloseimas),com tal alma e afinco que a imagem do mordomo lhe assenta na perfeição.

Além do mais, estes dialogos fazem-me lembrar aquele delicioso sketch dos Gatos Fedorentos, onde estando duas personagens em conversa,uma delas vai corrigindo os nomes que a outra diz.

Mais ou menos assim:
-...então chegou o coxo
(ao que o outro corrige)
-o João
-...e nessa altura o ranhoso.
-o Luis
-...veio de lá o merdoso.
-o Zé
-...e aí o mariquinhas
-EU

Neste caso, querida S.,acrescenta sempre EU quando aparecer qq referência à Cara dAnjo.
Bjinhos
Cara de Cú(vulgo titiokrido)

Anónimo disse...

M&Ms? quais M&Ms?

heheh
I31 - ainda sem nick estou-me a sentir abandonado!

Continua cara de Anjo é um verdadeiro prazer descobrir as tuas novas incursões na matéria

Anónimo disse...

Eu confesso que estou com muita curiosidade com o nick/cognome que será atribuido a I31, o marinheiro responsável por este grupo de IF's que se juntou!

M&M são uns chocolatinhos em forma de bolinha ás cores muito saborosos que vêm em saquinhos!

Anónimo disse...

O i-31 não deu por nada porque quando lá chegou já tínhamos deglutido avidamente os 3 que nos sobravam...

I QUÊ 19, era I QUÊ 19!!
(havia qq coisa que não me estava a soar bem)

É melhor do que nome de estrada, sempre parece que sou certificada no âmbito de algum sistema de qualidade!! :-)

sara disse...

Eu sei que é IQ19!!

IC19 era mesmo no gozo... ;)

Mas isto tem dado tanta polémica que vou tratar de te mudar o nome rapidamente!

bjs

Anónimo disse...

Vamos é para os copos rapidamente! Tenho saudades dos momentos divertidos que passei convosco!

Anónimo disse...

eu boto em que a ic19 passe a sininho... tem tudo a haver... é´pequenina... saltitante... nunca tá quieta ...tens uns olhinhos que brilham... adora badalar e... odeia o capitão gancho !

i35

Anónimo disse...

Cara d'Anjo
Essa IC19 parece ser uma pessoa de Grande Cultura Geral...

Anónimo disse...

Cara d'Anjo
Essa IC19 parece ser uma pessoa de Grande Cultura Geral...

Anónimo disse...

I35
já que a Cara d'Anjo não te dá nome que tal Peter Pan ?

Anónimo disse...

Caro/a mac, apesar de não ser i35 aquele a quem falta o nick (se eu não me perdi...)
Peter Pan assenta muito bem em i31, até porque é fácil imaginar Peter Pan esvoaçante a orientar o fantástico grupo de IF's, sempre reclamando com a pequena e frágil Sininho...parece-me bem.

Em relação á culura geral de IC19, mac é uma criatura de rápido julgamento!

E parafraseando o escritor

"Você tem-me cavalgado
seu safado!
Você tem-me cavalgado
mas nem por isso me pôs a pensar como você

Que uma coisa pensa o cavalo
outra quem está a montá-lo"


Corto Maltese

Anónimo disse...

só para esclarecer , o i35 é o donlerpa, o i31 é que , até novas ordens, é o inominável , homem dos mares, mas tambem voto no peter pan!!!!!!

i35