29/04/07

alfa, beta, gama...


O Alfa aproxima-se de sorriso estampado no rosto. Vem confiante e, embora não tranquilo, disfarça bastante bem. O passo não hesita e o corpo alto e forte ondula naturalmente, inevitavelmente, sem que o próprio chegue a ter noção de como causa tal efeito.

Chega, senta-se e espraia de imediato um braço sobre as costas da cadeira dela, ostentando uma intimidade – por sinal mentirosa – à qual a fêmea decide dar o benefício da dúvida. Ao mesmo tempo que se retrai um pouco no lugar e pesa o desagrado que sente pelo abuso, ela sorri-lhe (um meio sorriso que talvez não se note). Conhece a atitude de sobeja, mas ainda assim espera para ver.

Mesmo ao lado dela senta-se o Beta que, alegre e falador até ao momento, cola os olhos no prato e deixa cair os ombros à chegada do Alfa. Assim que consegue, procura um interesse paralelo, vira as costas e torna-se invisível. Rendido à partida numa batalha de eternas subtilezas.

Em três palavras o Alfa puxa do tema pretendido e larga-o a pairar. Ela pega-lhe sem hesitação mas, qual pingue-pongue de palavras, logo decide devolvê-o quase em bruto e pôr-se a olhar o seu interlocutor com expectativa. Nada acontece... Apenas o silêncio incomodativo surge, a troçar da situação. Ouvir é o melhor semáforo de todos e, neste caso, é o vermelho que salta, ostensivo e eléctrico, para cima da mesa. Sobram do artifício masculino o sorriso deslizante e o olhar que revela o fim ansioso de um meio pouco convincente.

Ela impacienta-se. Olha para o Beta em busca de uma solução fácil, mas ele continua de costas. Então levanta-se numa desculpa fisiológica e descarta-se da cena suavemente.

Moral da coisa: a atitude predatória incomoda e desinteressa num ápice. A submissiva desilude. Mas não sei se falo pelo gajedo em geral...

10 comentários:

Anónimo disse...

GIVE BETA A CHANCE :D

o gaijo n é submissivo, ele sabe é q o 1º milho é para os pardais

Anónimo disse...

o alfa gasta muita energia a manter o seu estatuto. tem a mania que é campeão. elevada taxa de bazófia. por aí. enquanto é alfa acaba por molhar a sopa mais que o comum dos mortais da sua espécie. mas eis que senão quando surge outro candidato a alfa. um individuo mais novo. o mesmo nivel de testosterona mas uma pilinha ainda nunca antes experimentada. o alfa antigo dá lugar ao novo e cai no esquecimento. desaparece jovem em idade mas envelhecido em corpo pelo seu curto espaço temporal de poder. o beta esse sim é o herói. tranquilamente mantém a sua postura, e sem entrar em grandes batalhas calmamente nesta grande viagem que é a vida, vai dando as suas cambalhotas. prova o gostinho do que é bom por muitos e longos anos rindo-se do acabado beta quando o seu auge termina!!!

JD

sara disse...

Tens piada e, talvez!, razão. Mas o que o meu umbigo vê é o papel feminino no meio deste circo...

Anónimo disse...

mas qual papel feminino?!?
tem escolha possivel :D
ou é o alfa ou o beta, n ha opção C

sara disse...

Ó tu que não assinas :)

Quanto ao Beta, nada a apontar de verdadeiramente grave. Apenas o súbito desaparecimento. Leva-te a pensar "hmmm... este não aguenta uma pressãozita". Sabes que a biologia fala muito alto, não é?

Quanto ao Alfa, às vezes é o cabo dos trabalhos para te veres livre dele. Não me venhas dizer que a coisa é simples!

O que não gosto é, precisamente, não ter a opção C: "não me chateiem". Quem disse que quero optar pelo que quer que seja? Irrita-me ter de perder tempo e energia a desfazer um circo no qual não queria entrar à partida e onde, invariavelmente, me sinto aquela voluntária à força chamada à arena para um número de contorcionismo.

Bjinho

Anónimo disse...

Existe sempre a opção C!... mais não seja sair dessa alcateia, tornar-se dispersante e ir em busca de novos horizontes! O alfa deixa de ser alfa, o beta deixa de ser beta, pelo menos em relação a essa fêmea... terão de produzir os seus truques noutra vitima... O livre arbitrio é uma coisa linda!

sara disse...

Sagaz c.,
Bem observado... É incontornável, não é? Quem está mal, muda-se.

gAnDaMaLuKo disse...

A minha opinião é: o Mundo já está cheio de betas.
É betalhada a mais, e o estômago já não aguenta.
E para quem estudou etologia, essa história do Alfa também já não pega. Isso é gente com tempo a mais. Pessoalmente, na hierarquia da alcateia, eu gosto de ser o Tau!, um pouco abaixo do Sigma, é certo, mas uns tiros acima do Omega. Além disso, tem um nome que fica no ouvido.

Quanto ao "gajedo em geral"... onde é que elas andam?

sara disse...

Ele há grandes malucos e grandes malucos!! Este senhor enquadra-se bem na segunda categoria...

O 'Tau!' parece-me particularmente bom. Nada de estratégias antiquadas e mal adaptadas ao gajedo pós-moderno. E com um toque de agressividade (elas gostam sempre).

Quanto a gajas, elas andem por aí! Começa a exibir o 'Tau!', a ver se não aparecem todas! :D

Sem Nome disse...

etologia vs. voyeurismo