17/08/08

cheira bem?

Já tentaram definir um cheiro? É complicado, não é? Quando toca a odores, parece que temos poucos adjectivos à disposição. Nada comparável com o que se passa com a visão. O costume é acabarmos por recorrer a cheiros já conhecidos e dizer que é mais ou menos como isto ou aquilo. Ou, num atrevimento de imaginação, misturar essas memórias odoríferas, e tentar, pelo menos, uma maior aproximação ao real.

Ontem dizia eu à minha avó:

- Têm que ir conhecer os Açores porque vale a pena, lava os olhos e enche a alma! E além disso há aquele cheirinho…

- Ai sim? Cheira a quê? – perguntou-me logo, como se quisesse imaginar tudo ao pormenor para formar um quadro mental perfeito.

E eu hesitei. Como é que se define um cheiro outra vez?

- Bem, a mim cheira a fresco, a humidade fresca (notem a redundância) e a verde (o cheiro de uma cor, portanto!).

Não fiquei muito convencida comigo própria… Ela levantou os olhos para procurar, por momentos, esse horizonte açoriano. Voltou a querer saber:

- É como a relva cortada?

- Não é bem isso. Cheira a plantas sim, mas é mais doce (tentei). E cheira a mar também. Mistura-se tudo nessa humidade que está em todo o lado.

- Ah… - aceitou, pensativa - Olha, uma coisa de que tenho muitas saudades é o cheiro de Luanda! Não era bom António?

O meu avô estava com a atenção na televisão.

- António, estás a ouvir? – insistiu ela.

- O quê, o quê? Os alemães o quê? – respondeu de repente (e a eterna piada do alemão que ainda não cheguei a perceber).

- Se te lembras do cheiro de Luanda?

- Ah, lembro. Mas olha que não era grande coisa… Cheirava a farinha quente.

Cheirava-lhe a farinha quente!

E com esta, I rest my case.

.............................

11 comentários:

Unknown disse...

Conheço perfeitamente o cheiro. É um cheiro que se confunde com doce, maresia e fresco. Hummm, é um cheiro delicioso. Dá vontade de ficar ali a "cheirar" exaustivamente para guardar aquele cheiro nos nossos narizes. Que pena que não fica. São esses cheiros que nos deixam bem dispostos e sorridentes, e ajudam a fixam imagens na nossa retina.

Farinha quente só me faz lembrar uma visita que fiz à panificadora. Mas não é um cheiro mau, dá água na boca quando associado a cheiro a manteiga. EHEHE

beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Confesso que a primeira coisa que fiz ao sair do aviao no aeroporto de luanda foi inspirar como nunca qualquer coisa que me ensinaram a sentir como sublime, aquele "cheiro a África".

Ao chegar e enquanto lá estive a pouco me cheirou.

Mas lindo foi descobrir...

Que o cheiro de áfrica sente-se quando nos vamos embora. Como uma pulsão. Um cheiro, melhor um hálito húmido que se entranha, em luanda com sal e um vegetal a secar. No lobito e em benguela mais aberto e mais terroso...

Uma coisa muito forte.

Li que a primeira coisa que se esquece de quem morre é a voz.

A primeira coisa de que me lembro dos lugares que em mim não morrem é o cheiro.

calvinn disse...

Vendo as vossas descrições de odores relacionados com determinados pontos do globo , lembro-me de sair de um aeroporto e as prmeiras lufadas de ar que recebi da cidade, foram a "saber" a maçã. A cidade é Nova Iorque. Por falar em odores , como defines Trás os Montes:)?

SemNexo disse...

Tu... já leste o perfume, certo? Já falamos sobre isto, não já?

Unknown disse...

Tendo em conta que sou uma pessoa minimamente prestável, um tanto ao quanto reivindicativa e parva aqui te deixo um blog onde encontrei fotos muito bem tiradas e outras menos boas, mas com saldo positivo.

http://pasmarda.blogspot.com/

beijos

sara disse...

jbarroca,
quando dizes "quando nos vamos embora" é antes de partir ou já depois de ter regressado?

calvinn,
uuhhh... não sei... não é fácil... arriscaria um "como palha quente (em subtituição da farinha!), um quê amadeirado e, no caso, completado com o cheirinho de bosta de burro e de pó". os que foram/conhecem, o que dizem?

semnexo,
sim e sim. o costume! :)

txico malvado,
também concordo que cheiro a farinha quente só pode ser BOM! mas ele lá saberá.
obrigada pelo site, vou espreitar

bjocas a todos

Jose Ruah disse...

O cheiro é talvez o sentido mais individual. Cada um de nós percebe o mesmo cheiro de forma distinta.

Para mim o cheiro a eter está absolutamente associado ao meu pai e às visitas que lhe faziamos, enquanto miudos quando estava de urgencia no Hospital de S.José.

Para as minhas irmãs o mesmo cheiro é para umas Hospital e para a mais nova sem relação.

A titulo de exemplo, outro, este sábado estava a jantar com a minha mulher num restaurante indiano perto do Largo da Graça, e entrou um grupo de 5 pessoas. Uma deles afirmava "cheira a Caril", um outro ripostou" não cheira a caril, cheira a... (não ouvi a frase toda) ".
Lembrei-me deste post. É que além daquelas duas definições diferentes para o mesmo cheiro, a minha mulher diz que o restaurante, onde vamos muitas vezes, cheira a mercado de especiarias marroquinas. e para mim cheira a Bom ( seja lá o que quer dizer cheirar a bom).

Quero com isto dizer que apesar de se poderem "discutir" cheiros, essa discussão só faz sentido entre quem tenha "cheirado o mesmo cheiro" e mesmo assim cada um recordando-se do cheiro, relembra-o de maneira diferente do outro.

JR

PS:Humidade Fresca não é redundancia. Existe Humidade Quente e tem um cheiro diferente da Fresca.

Unknown disse...

Então quando é que fazes a tal viagem? Não tinhas combinado uma ceia de despedida? Isso é pra quando?

bj

Anónimo disse...

E ao que cheira aí no Brasil ? Cheira a humidade quente ? Hoje no Algarve tb.
Mac