10/04/08

o raio da carne!

Uma coisa que me irrita sempre é a pergunta “se não comes carne então porque é que comes peixe?”. Quando eu argumento que discordo das condições em que vacas, porcos, galinhas e patos, entre outros, são mantidos na maioria dos locais de criação (ou melhor, “produção”, que é um termo que até me arrepia) há alguém que logo se levanta e atira com a aquacultura. Ora bem, eu entendo o raciocínio. Em ambos os casos os animais são impedidos de ocupar o seu habitat natural e vêem-se confinados e enfardados de antibióticos e alimento artificial. Não está certo. Mas o que não entendo é porque é que me hei-de ver obrigada a dar justificações a cada refeição que partilho com uma nova pessoa. É cansativo. Eu não passo o tempo a pedir às pessoas “explica-me, por favor, porque é que comes carne”. Às vezes acho que devia, mas não o faço. Não lhes espeto com as histórias dos leitões capados sem anestesia - cujos dentes e cauda são também arrancados -, dos frangos a serem escaldados vivos, dos gansos alimentados à força para o fígado dar um bom fois gras ou das porcas inseminadas sempre que possível para terem ninhada atrás de ninhada dentro de um cubículo de um metro quadrado. E da mesma forma que não estrago a refeição a ninguém, gostava que parassem de me chatear. Se sou menos sensível aos peixes, isso é uma questão minha. Posso procurar justificá-lo com a diferente complexidade do sistema nervoso das duas classes, com a minha maior proximidade aos mamíferos (o que deixaria de fora os frangos e os patos, mas talvez seja por isso que tanta gente insiste em convencer-me que “frango não é bem carne”) ou pode ser que o meu paladar tenha, simplesmente, mais dificuldade em renunciar ao prazer de uma dourada grelhada. Não sei. Mas sei que não tenho que ser atacada por, a ver de terceiros, não estar a agir de uma maneira preta ou branca - aquelas duas que consideram aceitáveis.

Quem estiver mais interessado no assunto pode sempre espreitar o site da PETA (aconselho que vejam o video na página princial).


p.s. - Parabéns à SemNexo!!! Qualquer dia está uma senhora! :D

5 comentários:

Anónimo disse...

Babe

Em primeiro lugar, mudaste ligeiramente o display do blog. ta fixe, mais "fresquinho".

Quanto a cena da carne, ya, e chato estar sempre a explicar o pq das nossas escolhas...de qq forma, acho que mesmo cm a aquacultura, o cenario carne - peixe sao bem diferentes. Primero, no peixe tens sempre escolha: aquacultura ou selvagem (normalmente ha um rotulo "espetato" no peixe que diz de onde provem o peixe). Na carne (seja aves, gado bovino...) normalmente nao tens escolha. Eh o de producao e acabou. A nao ser que cries galinhas e vacas em casa...

Para alem disso, no caso da carne em geral (e talvez mais aplicado as aves) estas suportam condicoes muito piores durante a vida. Os peixes nunca sobreviviriam nas condicoes de alta densidade e falta de higiene que as aves sobrevivem. Simplesmente morreriam.

Claro que tb ha o reverso da medalha: hs muito mais profilaxia nos peixes que nas aves e gado. (muitos antibioticos lancados na agua constantemente). No entanto, o peixe precisa de estar "bem" e com boa fitness para crescer e reproduzir.

Moral da historia: ok, que nao ha proteina animal "perfeita", mas continuo a achar o caso da aquacultura muito menos grave (pelo menos para ja) do que a producao intensiva da carne que todos consumimos.

Bjo
ME

sara disse...

ADOREI! Muito técnica e informativa. Estás cheia de ciência, mulher. :D (afinal os mestrados servem para alguma coisa!!)
bjs

calvinn disse...

Sempre que leio algo sobre isto, perco o apetite. A minha sorte é que ate gosto bastante de verduras e comida que não tenha sido um ser vivo que respire e tenha coração.

Raios Raios Raios Raios...

Jose Ruah disse...

É de facto boa ideia refrescar o aspecto do blog de vez em quando.

Acredito que seja aborrecidissimo ter de explicar o porquê de nao comer isto ou aquilo. Digo-lhe isto porque sei exactamente o que quer dizer.

Quanto ao restante conteudo, se é certo que os metodos de produçao actuais sao o que são, massificaçao, antibioticos em doses enormes, espaços exiguos, alimentaçao forçada etc, é também certo que temos que considerar que a populaçao mundial tem vindo a aumentar exponencialmente nas ultimas decadas e que o Socialmente Aceite nao contempla "morrer de fome".

Vou-lhe dar um pequeno exemplo.

O consumo actual de frango na China é de 8 Kg por Hab / ano o que ja origina 11 milhoes de toneladas de consumo por ano.
Preve-se que atinja os 24 kg em 2010 / 2012 ou seja Triplica.

O mesmo se passa na generalidade dos paises deste mundo ( exceptuando Africa).

A Analise relativa ao Frango é valida para peixe de aquicultura ( as reservas naturais estao perto do fim), para a carne de bovino, para o suino e mesmo para os vegetais passando a usar-se sementes geneticamente modificadas.

Temos portanto duas opçoes:

- Massificar a produçao com todos os inconvenientes que daí advêm.

- Voltar ao metodo tradicional e reduzir a populaçao do Mundo para numeros do inicio do Sec XX.

Como me parece que a opçao dois só é possivel de duas formas: Acto da Natureza ( queda de meteoro por exemplo) ou aniquilaçao sistematica de seres humanos

Sobra o massificar a produçao.

Nao lhe estou a dizer se sou a favor ou contra, penso apenas esta é uma consequencia das decisoes politicas, geoestrategicas,
humanitarias e outras que foram tomadas nos ultimos anos.

Termino fazendo uma pequena ressalva. A engorda dos Gansos e dos Patos pode ser "desumana" mas o Foie Gras ..... compensa tudo.

C.M. disse...

Hoje li um bocadinho de um livro muito engraçado, a filosofia e os Monthy Python.
Fez-me lembrar que a resposta adequada para a pergunta chata da carne, pode ser qulquer coisa como "são questões íntimas das quais não quero falar" (dito com um ar sério e misterioso). Deixa aquela curiosidade que estimula a imaginação das pessoas e dentro em breve pode existir a partir daqui uma corrente de pessoas que "não comem carne, não sabem por
quê mas não podem revelar", também pode acontecer que em pouco tempo toda a gente sabe que tu fazes parte de um grupo ecologista extremista e agressivo, que é secreto mas...de projecção internacional, enfim...as hipóteses são algumas, acho que deves experimentar, um nadita de mistério e o pessoal dedica-se.
Amigo José mais uma vez defendendo os meios para justificar os fins..talvez haja alternativas à péssima qualidade de alimentação que nos impingimos. Temos que evoluir, ainda não sabemos todas as consequências destas merdas que ingerimos, as que já temos como amostra...deixam muito a desejar.
As minhas papilas gustativas gostam de carne e a necessidade faz-me recorrer ao franguito hormonal...é injusto para o frango e uma trampa sob ponto de vista nutricional. Penso mesmo que a ração para cães é mais adequada.
Para a fome no mundo (que a massificação da maçã reineta ainda não resolveu, talvez haja que pensar melhor no desenvolvimento sustentável, alternativo, do qual já vi ao perto alguns exemplos.
Beijinhos