28/01/08

coisas várias

Ao entrar no espaço comum à loja do Benfica e ao Media Markt cruzo-me com uma senhora que sai, com a filha pela mão. Criatura de dois anos, mais coisa menos coisa. Noto que à medida que outros adultos passam por elas sorriem muito à criança e, portanto, presto-lhe mais atenção. Sorrio também ao aproximar-me. Ela olha para mim, os olhos brilham de excitação, aponta-me o dedo gorducho e exclama para a mãe: “Pópó!”

(Pópó?...)

Deito uma rápida mirada à imagem que projecto no vidro da entrada. Assim de longe não me faz lembrar os contornos de um veículo automóvel. Mas a miúda lá saberá. E pelos vistos a mãe compreende, que ainda a consigo ouvir a rir enquanto me afasto: “sim, é popó”, responde.

(Sou pópó?!)

___________________________________________________________

Confesso ao capitalista todo-poderoso
e a vós irmãos,
que comprei muitas vezes
com dinheiro vivo, cheques,
multibanco e mesmo a crédito
por minha culpa,
minha tão grande culpa…


Fui buscar o meu computador agonizante e comprei uma mochila para acomodar a Priscila como uma princesa. Andava a pensar nisso há meses e hoje lá entreguei o cartão do BES à menina da caixa. Embalada, ainda parei para trazer para casa umas revistas. Depois foi um pastel de nata totalmente desnecessário, fora a sempre dolorosa paragem na bomba de gasolina… Isto foi hoje. Escusado será falar dos dias em que se “passeia” a ver lojas e se é atraído à aquisição de objectos sem qualquer utilidade e que tendem a amontoar-se pelos cantos - numa casa em que o plano de ordenamento já de si não é o mais eficaz. Frequentemente ponho-me a olhar para essa quinquilharia e a tentar entender… o que é que nos leva a um consumo tão despropositado? É giro, quero! A não-sei-quantas tem, quero! Está em saldo, quero! Aliás: Está em saldo? Levo dois!!
___________________________________________________________

E morreu o Heath Ledger, essa tão agradável combinação de atributos físicos que nos fazia ver e rever “A Knight’s Tale”, sempre que passava na TVI. Um australiano alto e espadaúdo, assim pela minha idade. Foi encontrado morto no apartamento de uma amiga e mais não se adianta.

A tragédia fez com que o seu filme mais mediático, o “Brokeback Mountain”, que lhe valeu a nomeação para um Óscar, fosse exibido este sábado na televisão. Durante o filme, e a propósito, comentei com uma amiga que me parecia muito mais fácil tolerar uma traição daquelas, em que o amante é também um homem, do que ser trocada por outra mulher. Coisa com que ela concordou, mas surpreendida. É que, segundo disse, era a primeira pessoa que ouvia defender tal ponto de vista. Ora isso parece-me estranhíssimo! Que outra mulher tome o meu lugar, soa a substituição. Que o faça um homem, enfim, não soa a nada porque, na verdade, está fora da minha liga. É como comparar um bolo de cenoura a um cozido à portuguesa. Não tem nada a ver.

Por curiosidade transformei esta dúvida em sondagem e, já agora, vamos saber o que acha o pessoal… (comentem também por extenso se quiserem, que é mais giro)

19 comentários:

Anónimo disse...

S.

Mais complexa do que parece essa duvida. Ora bem, se em parte concordo contigo no que refere ah troca por outro homem (alias eu propria defendo esse ponto de vista vezes sem conta), a questao eh bem mais dificil, se pensarmos bem. Eu nao sei ate que ponto ficava "bem" se fosse trocada por outro homem. Ok, que nao eh o mesmo genero e tal...que nao temos os mesmos atributos fisicos, mas in the end somos todos pessoas, humanos e custa muito que a nossa cara metade nos traia a confianca, mesmo que seja com alguem do mesmo sexo.

Acho que numa situacao teorica, hipotetica, concordo contigo a 100%, mas vivendo uma situacao real/pratica, julgo que o caso mudaria radicalmente de figura.

ME

Anónimo disse...

Género Humano e Manuel Germano?

Pópó? Não seria Aniki Bóbó?

rio tinto

Anónimo disse...

E sendo Homem se a minha musa, Dona Italvina do PBX, subsituir o Sr Jacinto (motorista) pela Maria, mulher dedicada a gerencia doméstica, será que sentirei o mesmo? n sei abandono é abandono e substituir os nossos sonhos doi, mesmo que seja por uma mudança de campo... Para mim doi sempre pois a substituição traz sempre " ela (ou ele) não o merece" ou "essa miuda é muito boa para esse gajo" em fim quando sonho nada está a altura do que eu sou seja homem, mulher ou animal (hehehe). Facto é que, no meu caso, ser sbstituido por outro homem é mais fácil do que por uma mulher pois neste caso tem um ar mais incontornável. Como tal concordo c a Sra Dra!

E tb já votei

Agora trabalho na Elias Garcia temos de beber uma bica um dia destes... me liga

I31

Anónimo disse...

Já cumpri o meu dever.Está votado.
A traição é sempre muito dolorosa.
Mas acho que para o ego é menos mau se for com alguem do sexo dele,sobra sempre a desculpa que nesse caso, o "defeito" não está em nós, mas sim no nosso parceiro.
Mesmo quando nessa desculpa só nós é que acreditamos...

titiokrido

Anónimo disse...

um esclarecimento: Dia de Mudança foi escrito por S.?

Lembra Mário-Henrique Leira em alguns dos melhores contos do Gin Tónico:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/contomes/07/texto.html

O texto está amputado de uma linha fundamental, a motocicleta é "uma Rudge, poderosa", a princesa das Motos segundo as palavras de M-H L, e eu confirmo.
rt

O noivo Titus disse...

Cara S,

no outro dia vim aqui ler o post e votar mas ontem encontrei-me com outros leitores e participantes do teu blog (e até mesmo teus familiares) e ao falar sobre este post, achei que deveria fundamentar o meu voto.

Acho q vou conseguir orientar muitas pessoas (nomeadamente machos) para votarem no mesmo que eu. Aqui vai:

Eu votei que me custaria mais ser trocado por uma pessoa do mesmo sexo. E porquê? Também me ia custar ser trocado por uma mulher mas tenho q pensar a médio prazo.
Se a minha ex-namorada (que vou passar a tratar por "Bi" e a sua nova namorada por "Homo") um dia quisesse voltar a dar umas voltas com um Homem, visto eu ser boa pessoa e asseadinho, tenho esperanças que fosse comigo. Se ela me tivesse trocado por um homem, eu não era mudança, era só uma pequena variação.

Eu, como bom representante do sexo Masculino, não iria dizer que não à Bi e até poderia ser que tivesse sorte dupla!!
E o que é sorte dupla?
Vamos imaginar a Bi, quando estava na loucura comigo, se lembrava de me dizer:

"Sabes que tenho uma amiga, a Homo, que gostava de juntar aqui à festa...Queres?"

Eu nessa altura ia chorar um bocadinho a pensar na sorte que estava a ter, mandava sms a todos os meu amigos para eles ficarem a roer-se de inveja, preparava a máquina fotográfica e dizia "SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMM!!!"

Ou seja, a minha escolha, deve-se ao facto de a médio prazo haver a possibilidade de ser feliz com a Bi e a com a Homo. Muito bom!!

Já sei que agora vai haver sempre gente (nomeadamente o Lopes) que vai arranjar defeitos, dúvidas, questões, etc, para esta minha teoria, mas a verdade é que ele sabe que eu tenho razão!!

sara disse...

ME,
Concordo que in the end somos todos pessoas. A traição deve doer de qualquer modo. Penso é que recuperaria mais facilmente se o meu namorado arranjasse, também ele, um namorado! :) Talvez por orgulho, quiçá... (não sou eu, é o género inteiro que rejeita)

rio tinto,
Poderia ser Aniki Bóbó, de facto. Até porque há alguns anos o Herman fez um sketch em que se referia a novos títulos para as referidas aventuras e uma delas era "Aniki Bóbó na Defensores de Chaves". Adequado, portanto, à minha pessoa.

I31,
Parece-me que te enganaste.
"ser sbstituido por outro homem é mais fácil do que por uma mulher pois neste caso tem um ar mais incontornável. Como tal concordo c a Sra Dra!" Assim estás a discordar de mim. :)

titiokrido,
Nada a comentar, é o que penso.

90kilos,
LOL! É uma perspectiva diferente, lá está! E bastante masculina também... Mas não por isso menos válida. ;)

Anónimo disse...

às vezes concordo com o Titiokrido...

Anónimo disse...

oh mac ...isso comove-me...nunca pensei ouvir-te dizer que concordas comigo...foram precisos 51 anos de espera,mas valeu apena.
E se calhar, se te deres ao trabalho ainda vais descobrir que não é só às vezes...

bjinhos
titiokrido

Anónimo disse...

Dia de Mudança foi escrito por S.?

Não me respondeu?

Rio tinto

sara disse...

Rio tinto,

Desculpe, tinha-me escapado a pergunta. Está a falar de um texto que tenho no outro blog? Se sim, fui eu que escrevi, sim. Caso contrário, não sei do que se tata.

Anónimo disse...

Exactamente.

Para quem a lê ou comenta sugiro-lhes a leitura de Dia de Mudança.

Esse é o caminho.

rt

Anónimo disse...

Esperar o salto das torradas com a ausência de espírito de quem vem do cinema, é uma afirmação muito curiosa por simplesmente verdadeira. Associar tal acontecimento à busca da perfeição ainda o é mais. Manteiga ou doce de alperce? Mas não são pelo menos duas as torradas, uma única gueixa, e de noite?
rt

sara disse...

Engraçado ler estes seus comentários. Não tinha percebido que as torradas são, na verdade, duas. Que coisa mais evidente, fica o problema resolvido! :)

calvinn disse...

Querida S.

sendo eu e assumo o mais atento leitor do seu blog, outros tantos haverá com um interesse igual, superior? é impossível, apenas por que sim:) sinto que já estava em falta um comentário meu, não que tivesse muita importancia, apenas porque na altura não me apeteceu comentar.
Vamos por partes. Primeiro e segundo o meu ponto de vista a criança estava apenas a referir-se ás suas ancas como sendo a parte lateral de um veiculo tunning em que as rodas e todas aqueles apetrechos se destacam. A mim parece-me bem não a parte do tunning ou do xuning mas a parte da xixa. Não há nada como uma mulher que (TENHAS) curvas.
Passando à segunda questão apontada por sua excelência, o que nos leva a aderir a essas longas caminhadas pelas Lojas tentado e sofrendo com a luta interior de não comprar, acho que se deve apenas e só apenas a vivermos perto dessas terríveis tentações e ao facto de pudermos fazê-lo. Volta e meia vejo-me grego para decidir o que é util e inutil.
A ultima questão posso dizer-te que já votei e por experiência pessoal, é a mesma coisa. Traição é traição.

atentamente
calvinn

Flip disse...

Barbie fucks with Ken, but only comes with Action man..or Xena?


Tolerar significa que há espaço para se procurar outro tipo de relação ou acreditar que se pode voltar a encontrar a pólvora? A traição antes de se preocupar com a forma da parte anexa revela uma forma de estar com a qual não me coaduno. É preciso ter muita falta de amor próprio para ser uma Barbie. Com ou sem pilinha.

C.M. disse...

Então, preferes ser trocado por uma gajo ou uma gaja?
O problema inicial e mais importante é a parte de ser trocado, depois como periférico, gajo ou gaja?
Se o importante é a perda...tanto faz!
Depois há a outra parte, o amor próprio, e nesta prespectiva, um gajo/a do mesmo sexo do parceiro permite uma desculpabilizaçao mais eficaz...(como diz o teu titiokrido se for gajo sempre dá para botar a culpa na opção sexual).
Traição?
Qué isso?
É quando já não gostam de nós e nos substituem por outra pessoa?
A isso eu não chamo traição mas simplesmente a condição de ser humano.
Ou qundo vocês falam de traição referem-se apenas à mentira?
Traição é uma palavra que reservo para situações mais gravosas.
E já me vou embora, antes deixo aqui umas perguntitas a vós sábios/as biólogos:
Somos nós Homens criaturas monogâmicas?
A monogamia tem uma génese religiosa?
E sendo religiosa terá nascido porquê? Será que na realidade a génese da monogamia é uma cena do mesmo género da carne de porco???
As DST há alguns anos matavam mais do que a equinococose da carne porcina!
Enfim, aqui ficam algumas ideias?
Divirtam-se :)
CM

SemNexo disse...

Como não vim a tempo de votar aqui fica um curto comentario, dado o avançado da hora... Acho que já falámos sobre isto, (ou não?) e somos da mesma opinião.
Ser traído é mau, muito... menos mau se for por alguém que pode oferecer coisas que não podemos dar... Estranho esta coisa... o gesto é exactamente o mesmo, a única diferença é como isso nos afecta, o quanto deita abaixo o nosso ego!

Ai Flip Flip... as vezes que eu já ouvi essa tua lenga-lenga... E eu que não me "coaduno" com santinhos..

Flip disse...

C.M: tanto faz

Semnexo concordo contigo, que seja por algo que não possamos dar, ainda assim acho que estamos a cair na falácia, porque a oferenda é a nossa pessoa, e portanto trata-se de o outro gostar ou não da nossa vontade ou capacidade de entrega.

Não captei a da lenga lenga. Mal entendido?