23/11/07

diz que estamos quase naquela data

Lá vamos nós outra vez... Luzinhas, compras, música irritante por todo o lado, mais compras, e luzinhas, pessoas com sacos - e já mencionei as luzinhas em todo o lado? - outras pessoas com compras, pessoas em stress, pais natais a tocar musiquinha irritante... E daqui a nada começa o "se não nos virmos, Bom Natal" e o "muitas prendas no sapatinho". Aaahhhhh! Insuportável. Todos os anos decido que já basta, que é desta que passo por cima do acontecimento. Só que depois, como boa ovelha, deixo-me ir com o rebanho. Dia 24 à tarde lá faço umas corridas para que à noite tudo seja como esperado. O jantar é fixe, podíamos até combinar um dia para trocar presentes. Mas porquê o suplício da época do senhor gordo vestido de encarnado? Detesto ver tudo a piscar, todas essas mini-lâmpadas intermitentes que são uma verdadeira tortura visual. Odeio que sejamos todos iguais em toda a parte do mundo, não posso com a descaracterização. E irrita-me essa obrigação de comprar coisas só porque sim.

Sei que há muitos aí fora que são tão natalícios como eu... Então, para animar, deixo-vos o senhor Eddie Izzard. Cinco estrelas. Quase vale a pena que haja Natal só para o ver gozar!

15 comentários:

Anónimo disse...

E ao que me parece não tens a minima noção da seca que é preparar o pré natal!

Farto do natal? Eu? nãaaaa! Já fiz 10 postais diferentes, papel de embrulho ajudei na decoração da janta de empresa... até convites para um natal solidário...rrrrrrrrr

Ainda me restam as prendas de ultima hora, as visitas essenciais, as couves da tia o bacalhau do tio as prendas e tudo o mais, que numa familia tão religiosa como a minha, serve acima de tudo para acordar de cabeção e azia no dia 25... Sim 25 porque por essa altura já só resta o peru do camarada em casa da prima e uns brindes de circunstancia... e...Ufa até pró ano!

Como te compreendo miuda!

Let´s skip this part of the year!
I31

Anónimo disse...

Muy bueno,também não gosto do Natal. Associa um monte de conceitos que detesto, que vão da caridade(zinha), ao consumismo desenfreado.
Já pensei em fundar a Liga Dos Inimigos Do Natal (LDIDN) ou a Brigada Anti Natal (BAN). Mas esta minha postura anti natalicia tem raízes antigas. Quando eu era pequenina o meu pai insistia em ler alto um poema do António Gedeão que se chama Dia de Natal e que eu me atrevo a sugerir como leitura para abertura da época.
Beijinhos
Corto Maltese

Anónimo disse...

Já vi que somos muitos a partilhar o "desgosto" pelo Natal e todo o conceito consumista que envolve esta quadra.
Como ainda não tive coragem de desaparecer nesta altura do ano, vou aqui descarregar a minha raiva, à boa maneira do mestre Almada Negreiros, escrevendo o meu manifesto anti-natal (Pai Natal).

Natal...Pum...Basta!

Morra o Pai Natal,Morra! Pim!

O Pai Natal nasceu para provar que, nem todos têm direito ao Natal.

O Pai Natal é um automato que deita pra fora o que a gente já sabe que vai sair...mas é preciso gastar dinheiro.

O Pai Natal nú é horroroso.

O Pai Natal cheira mal da boca

Morra o Pai Natal, Morra! Pim!

O Pai Natal é um habilidoso,só dá presentes aos meninos ricos.

O Pai Natal veste-se mal.

O Pai Natal usa ceroulas de malha.

O Pai Natal é pedófilo.

O Pai Natal é importado

O Pai Natal é consumista.

O Pai Natal é gordo.


VEMO-NOS LÁ PRÓ NATAL; ATÉ LÁ BOM NATAL E BJINHOS
titiokrido

calvinn disse...

O Natal só tem 2 vantagens. As horas boas horas de soninho que tenho nessa noite a o arroz de tamboril . Pronto também tem uma vantagem. As prendas que as pessoas compram na minha bancada para dar à famelga. Há também o arroz doce feito pela minha mãe. De resto, já disseste tudo, faltando apenas a irritação de ver o lixo espalhado nas ruas, no outro dia de manhã.

p.s. O natal tem uma coisa cómica...o chamado passeio dos tristes. Ou seja as famílias que no dia de Natal, vão passear com a sua roupa novinha em folha. Depois de passar horas e horas em filas á procura de prendas para oferecer uns dias antes, passam mais umas quantas horas, dentro do carro à procura dum café que esta sempre fechado ou de um restaurante que esta sempre a abarrotar pelas costuras. Há depois aqueles grupos de 7 ou 8 que vagueiam pelas ruas, meio perdidos.

Anónimo disse...

Pela amostra não percebo porque é que ainda temos Natal. Ou então é como o inquérito do sexo oral. São todos uns ganda mentirosos !

Por mim, comer e beber está bem mas,.... prendas !!

Tenham dó ! Mais importante do que não ter que dar seria não ter que receber, sempre com expressões de felicidade extrema. "Ah! Tão giro ! Era mesmo isto que precisava.... Como é que sabias ?!
Vê-se mesmo que passas o ano a pensar em mim e eu em ti !

No Natal embirro mesmo é com as prendas....

Pior só o dia da criança, do bisavô, do colega de gabinete, do vizinho, etc, etc

E a malta a comprar, a comprar.....

Flip disse...

Para o ano podemos acabar com a festaria...mas este ano eu preciso de meias...pode ser seu par de cada cor, desde que no conjunto combinem todas entre si. Ai uns 6 pares, 12 meinhas...davam mesmo jeito. Jeitinho.

Unknown disse...

Subscrevo todos os comentários!!!!!

Anónimo disse...

o ano passado fui salvo do natal prendado e de má consciencia. Ao entrar no Amoreiras, unico local onde ainda se podem comprar coisas simpáticas, dei de caras com a banca de uma instituição que apoia eficazmente crianças atingidas pelo cancro, não fixei o nome. Como teem certamente muito bons contactos, vendem excedentes de lojas com bom gosto, por preços justos, e mais as T shirts alegres e polos com piada com imagens infantis, mas até pretos e côr e vinho para evitar as nódoas. Comprei-lhes quase tudo o que precisava, e pela primeira vez paguei a rir-me e sem neuras. As meninas balconistas mesmo sendo um bocado bcbg para o meu gosto, eram francamente generosas a mostrar a barriga e pneus. Os rapazes que as acolitavam faziam embrulhos catitas e não se enganavam nas contas.

rio tinto

Anónimo disse...

Na sequência do comentário de Rio Tinto, venho aqui partilhar convosco uma ideia brilhante, que infelizmente não foi minha, mas de uma amiga.
Estava eu lamuriando-me desta época "lá vem o natal...outra vez...que chatice..." e diz-me ela com um sorriso "eh pá eu encontrei a solução para a cena dos presentes, fiz contas a quanto gasto no natal habitualmente, peguei no dinheiro e entreguei na UNICEF, no dia das prenditas cada um leva um cartãozinho da UNICEF a agradecer a contribuição!Não é no Natal que a malta supostamente fica muito boazinha, caridosa e se preocupa com o próximo?"
Ora aí está uma boa solução, estou a pensar sériamente em copiar a ideia.

Beijinhos
S. Já te viste livre da "coisa"?
Corto Maltese

Anónimo disse...

Eh, pá, nem me digas nada...!
prefiro remeter essa lembrança para um canto recôndito do meu cérebro e repescá-la qd não tiver mais hipóteses de a ocultar...ou seja, nas vésperas do dia D...o que vai potenciar ainda mais o meu stress, claro! Mas estou convosco! Isto devia ser abolido! Ou, como há quem goste (fora deste blog, visto que aqui estamos todos de acordo), pelo menos EU devia ter coragem de abolir a minha participação no evento! Eu que sou contra o consumismo, eu que defendo a poupança de energia (quando é que as câmaras deixam de gastar o nosso dinheiro em iuminações desnecessárias?), eu que detesto lojas com aglomerados de gente, chego à data e acabo por ceder à preocupação "o que vão pensar, se eu não levar um embrulho na mão?" E também sou contra a minha cobardia, mas quanto a isso, tenho esperança de mais ano menos ano me curar!

Anónimo disse...

Nao festejo o Natal. Nao tenho nada contra quem festeja, e evidentemente nada contra quem nao festeja.
NO entanto tenho alguma dificuldade em entender o consumismo associado à epoca ( aliás a varias epocas - Dia dos namorados, Dia do pai , Mae, etc . A ideia expressa por Corto Maltese, é uma das mais validas que conheço e conheço já multiplas empresas que em vez de darem aos seus clientes prendas ( e as vezes algumas bem caras) transformam este montante num donativo a instituiçao de solidariedade social.
Eu proprio pertenço a uma tertulia que ha cerca de 15 anos angaria fundos para entrega a instuiçoes de deste genero. o Sistema é simples cada um tras a prenda para um almoço ou jantar, depois essa prenda é leiloada ( as vezes mais do que uma vez porque o licitador a devolve para ser licitada pagando no entanto o montante). No fim a generosidade costuma compensar com verbas importantes.
A segunda fase consiste em visitar as instituiçoes e escolher uma. E aqui aparece a segunda face do problema, muitas das instituiçoes que estao no "mercado" nao sao crediveis e com isso nao levam a que as pessoas encarem dar-lhes o que quer que seja, acabando por ir para a Unicef, quando aqui à nossa beira existe ainda muita coisa por solucionar. A minha tertulia tem ajudado a " Ajuda de Berço" e uma das multiplas CERCIs.

Enfim, se calhar é só um "quixotismo".

JS

Anónimo disse...

Haaaaaa, não sei quem é JS mas pelos vistos temos algo em comum? Apesar da minha luta anti-caridade (além da BAN, também faço parte da LDQNAECMED - liga dos que não acreditam em caridade mas acreditam em direitos) a "Ajuda de Berço" faz parte das instituições que vou ajudando ao longo do ano, sim porque o quixotismo tem a grande vantagem de funcionar todo o ano :)
S. está aparentemente "missing in combat", mas a esta hora já deve saber "every thing on small birds", à custa de muito trabalhinho de última hora que é o preço das "lazzy people"...mas nós vamos aqui deixando alguma literatura para ela se entreter enquanto espera o Pai Natal, he, he
Beijinhos
Corto Maltese

Anónimo disse...

@ Corto Maltese
Temos sim ! e se pensares um pouco sabes quem sou.

JS

Anónimo disse...

haha pedir para a Corto pensar um pouco??? hahahah.. desculpem .. mas nao me aguentei

i35

sara disse...

Corto é criatura pensadora, de facto, e PeterPan muito preza e logo defende esses 75% da sua vidinha. Eheheh.... :D